quinta-feira, 11 de junho de 2020

NOTÍCIAS CORONAVÍRUS 71

11.06.2020

Brasil à deriva na Saúde




Congresso acompanhará dados do coronavírus pelos estados

Diante da recente mudança na forma como o Ministério da Saúde atualiza os números do avanço do coronavírus no Brasil, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que o Congresso Nacional se pautará agora pelos números coletados pelas secretarias estaduais de saúde. "Após reunião de líderes de hoje (8), ficou decidido que a Comissão Mista Especial de Acompanhamento do Coronavírus trabalhará com os dados estatísticos da pandemia fornecidos pelos estados e DF. É papel do parlamento buscar a transparência em um momento tão difícil para todos". Em mais uma evidência de que o governo federal tenta maquiar os números da pandemia, Jair Bolsonaro exigiu que os números de óbitos ficassem abaixo de mil por dia. 

                                                                 


Brasil tem maior média de mortes diárias por coronavírus no mundo

Nos últimos sete dias, o Brasil registrou 7.096 mortes por coronavírus, o que configura em uma média de 1.013 por dia. Com isso, o país agora concentra a maior média de óbitos provocados pela doença em todo o mundo, superando países como Estados Unidos e Reino Unido. Os EUA, que possui o maior número de óbitos pela pandemia até o momento, registrou no mesmo período 5.762 mortes, média de 823 por dia. Já o Reino Unido, que ocupa o segundo lugar na lista de óbitos, teve 1.552 mortes nos últimos sete dias, uma média de 221 por dia. O modelo matemático utilizado pela Casa Branca, nos Estados Unidos, para projetar o avanço do coronavírus no país e no mundo, diz que o Brasil deve se tornar epicentro da doença no dia 29 de julho. Nesse dia, o Brasil teria 137,5 mil mortos e os EUA, 137 mil. 

                                                               


EUA ultrapassam 2 milhões de infectados por coronavírus

Os Estados Unidos ultrapassaram na madrugada desta quinta-feira, 11, a marca de 2 milhões de casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com levantamento da Universidade John Hopkins. No país, que é o mais afetado pela pandemia, mais de 112 mil pessoas morreram pela doença. O Brasil, entretanto, fica na segunda posição e registrou nos primeiros 10 dias de junho mais mortes que os EUA. Projeções matemáticas feitas pela Casa Branca (EUA) indicam que o país sul-americano poderá ultrapassar os Estados Unidos em óbitos no final de junho. 

                                                               


Brasil tem 1.300 mortes por coronavírus em 24 horas

O Brasil registrou 1.300 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. A ordem de Bolsonaro para manter registro com mil mortes foi desconsiderada. Com as novas mortes chega a 39.797 o total de óbitos pela Covid-19 no país até esta quarta-feira (10). O número total de casos confirmados da doença chegou a 775.184. 

                                                                 


OMS, atacada pelo tolo, prioriza ajudar América do Sul durante a pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) colocou a América do Sul como prioridade na ação contra a crise. A organização anunciou envio de milhões de equipamentos para os governos da região. "Com a América do Sul e o Caribe emergindo como novos centros da pandemia COVID-19, a OMS está priorizando o envio de um enorme volume de equipamentos de proteção individual (6.000 m3) para Escritório Regional para as Américas para distribuição". A organização enviará para a região cerca de 24,7 milhões de equipamentos de proteção individual, 25 milhões de máscaras médicas e mais de 420 mil respiradores doados pela Fundação Jack Ma. A ajuda da OMS acontece no momento em que o Brasil lidera o número de casos e de mortes por Covid-19 no continente, logo o presidente envergonhar o país ao fazer ataques públicos à Organização. “A tal da OMS disse que assintomático não transmite, depois voltou atrás. Parece ter algo mais por trás disso, que querem quebrar os países”. 

                                                                


Câmara aprova uso obrigatório de máscara em todo país

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o uso obrigatório de máscaras em todo o País enquanto durar a pandemia do coronavírus. A proposta prevê multa em casos de descumprimento e determina que governadores ou prefeitos deverão regulamentar o valor da punição. O projeto torna obrigatório o uso da máscara em espaços públicos, transportes coletivos e de individuais, aviões, embarcações, estabelecimentos comerciais, igrejas e estabelecimentos prisionais. Também determina a adoção de medidas de assepsia em locais de acesso público, como meio de transportes. A proposta tinha passado pela Casa, mas foi modificada pelo Senado, voltou para a análise dos deputados e, agora, segue para sanção presidencial. 

                                                                 


Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo

 

 

Renato Aroeira – e um... e dois

                                                      


 


Nenhum comentário: