04.06.2020
Ir para rua ou ficar em casa, desafio da esquerda
The
Guardian: Brasil ultrapassa a Itália hoje em mortes por coronavírus
O diário britânico The Guardian publicou hoje (4), que se adianta uma possível mudança no ranking mundial de mortes por covid-19, com o Brasil ultrapassando a Itália no terceiro lugar. A Itália já tem 33.689 mortes e registrou 88 novas óbitos, o quarto dia consecutivo com menos de 100 mortes no país, 177 novos contágios, a menor em 24 horas desde 26 de fevereiro. Enquanto isso, o Brasil tem 32.548 mortes oficiais, e superou as 1.200 mortes nos dois últimos registros diários. Se a tendência for mantida, o país realmente ultrapassará a Itália no terceiro lugar do mundo. O segundo lugar no ranking é do Reino Unido, que tem 39,9 mil mortes. A liderança é dos Estados Unidos, por uma enorme diferença: 107,9 mil vítimas da doença.
Secretarias de Saúde confirmam 600 mil casos de Covid e 33.464 mortes
O país registra 33.464 mortes por Covid-19 e 606.085 casos confirmados da doença em todo o país, informam as secretarias de Saúde. "Lamentavelmente, o Brasil passou a Itália e é agora o 3º país com mais mortes registradas, atrás de EUA e Reino Unido", destacou o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Na quarta (3), o balanço do Ministério da Saúde (MS) registrou 1.349 novos óbitos, número recorde de vítimas anotadas em um dia, totalizando 32.548 mortos e 584.016 casos. O ritmo da contaminação continua acelerado, chegando a 72% das cidades brasileiras e já matou em 30% delas. Há um mês, a pandemia tinha alcançado 40% dos municípios, e 13,4% deles tinham confirmado mortes. "Lamentavelmente, o Brasil passou a Itália e é agora o 3º país com mais mortes registradas, atrás de EUA e Reino Unido", destacou o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). "É preciso respeitar o isolamento social e pagar o auxílio emergencial às famílias".
Governador do Mato Grosso testa positivo para coronavírus
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta quinta-feira (4) que testou positivo para covid-19, a contraprova que confirmou a infecção pelo novo coronavírus. Mendes disse que está sem sintomas e vai trabalhar de casa. “Nós teremos que adotar, como todo cidadão, o protocolo de afastamento, isolamento, para evitar que haja uma continuidade na cadeia de transmissão”. O governo do estado informou que os exames já começaram a ser realizados. Eles continuam no exercício da função, com redução no atendimento em seus gabinetes, até que os resultados dos exames sejam liberados. Os profissionais do grupo de risco já atuam em teletrabalho. “Quero pedir à população de Mato Grosso que continue tomando muito cuidado, a doença é séria. Se você puder fique em casa, se você tem que sair para trabalhar, faça isso com maior nível de segurança possível”.
Bolsonaro veta
R$ 8,6 bi de fundo do BC para combate ao coronavírus
Bolsonaro sancionou com vetos lei que poderia liberar R$ 8,6 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios comprarem equipamentos e materiais de combate à covid-19. O projeto original aprovado pelo Congresso Nacional previa a extinção do Fundo de Reserva Monetária, mantido pelo Banco Central, e a destinação dos recursos para o enfrentamento da pandemia. Bolsonaro vetou todos os dispositivos que vinculavam o uso do dinheiro à batalha contra o coronavírus, sendo chamado de genocida, Bolsonaro barrou também o ponto segundo o qual estados, Distrito Federal e municípios só poderiam receber os recursos para aquisição de materiais se observassem protocolos de atendimento e demais regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia.
Brasil não faz o número suficiente de testes contra Covid-19, diz OPAS
Marcos Espinal, diretor para doenças transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), declarou na 3ª (2) que a entidade está preocupada com o Brasil na pandemia de Covid-19 e afirmou que a situação do país é delicada. A entidade é o braço regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas. "A situação no Brasil é delicada e estamos muito preocupados, porque o que temos visto é um aumento nos casos, aumento na mortalidade na última semana. As medidas de mitigação precisam continuar a ser implementadas", afirmou Espinal. "Não podemos generalizar, porque o Brasil é um país vasto, e os estados são diferentes. Os governadores precisam continuar a implementar as medidas", afirmou.
Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo
Nando Motta - E vê se não demora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário