terça-feira, 19 de maio de 2020

NOTÍCIAS CORONAVÍRUS 52

19.05.2020

China envia ao Brasil duas toneladas de materiais médicos

Caixas com roupas de proteção, máscaras cirúrgicas, óculos de segurança, luvas, entre outros materiais, chegaram nesta segunda-feira 18 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.  A China doou mais duas toneladas de materiais médicos ao Brasil. As caixas contêm máscaras cirúrgicas, óculos de segurança, luvas, entre outros materiais para profissionais que atuam no combate à Covid-19, informou pelo Twitter o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. “Com união e solidariedade, os dois povos venceremos a pandemia de Covid-19”, escreveu Wanming, o mesmo que respondeu recentemente a ataques feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro contra o país asiático e exigiu pedido de desculpas.

População sem anticorpos contra Covid-19, diz diretor da OMS

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, afirma que mesmo nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, a proporção da população com anticorpos não supera os 20% e na maior parte dos lugares está em menos de 10%. "A maioria da população do mundo segue em uma situação de suscetibilidade em relação ao vírus. O risco segue elevado e ainda nos resta um longo caminho a percorrer". As declarações foram feitas na 73ª Assembleia Mundial da Saúde, realizado em maio, em Genebra (Suíça). "Como se pratica o distanciamento social quando se vive em lares superlotados? Como alguém fica em casa quando tem que trabalhar para dar de comer à sua família? Como fazer a higiene das mãos quando não se tem água limpa?" Alguns países estão tendo sucesso ao evitar a transmissão comunitária disseminada, enquanto outros estão atravessando sua pior fase, e os que avaliam a flexibilização das restrições para retomar atividades sociais e econômicas. 

Entrevista com Fernando Haddad




Gal. Pazuello mente à OMS ao falar de ‘diálogo com governadores e prefeitos

Pazuello, ministro interino da Saúde, ainda menos expressivo que o ex-ministro Teich, leu discurso na manhã desta segunda-feira à Assembleia Geral da Saúde, da OMS e mentiu à comunidade internacional ao dizer que o governo atua em "diálogo" com o restante das esferas de poder no combate ao coronavírus. O discurso feito diante da Assembleia Geral da Saúde, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que Pazuello não citou sequer uma só vez. “Mergulhado em conflitos e tensões com os estados - de governadores com autonomia em seu mandato - o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, que o governo federal - com palhaço e sem picadeiro - tenta controlar, em vão, sem qualquer resultado. O Planalto tem liderado ataques contra governadores e prefeitos, ameaçando o Congresso e pressionando o Judiciário. Nada disso, porém, fazia parte do discurso de Pazuello. 

Levantamento: 83% dos países afetados adotaram 'lockdown'

Uma análise do Mapa Covid-19, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre ações de combate ao coronavírus em 24 países mais afetados pela doença apontou que 20 deles (83%) adotaram "lockdown" e três (13%) o isolamento vertical para frear o aumento no número de casos. O levantamento não inclui as ações do Brasil – os dados nacionais serão analisados na próxima etapa do projeto. No Brasil, o lockdown foi implementado em alguns locais, como São Luis e outras três cidades do Maranhão; em quatro municípios no interior do Amazonas; Belém e outras 16 cidades do PA; e mais de 30 cidades do Tocantins. Jair Bolsonaro é contra a medida. O isolamento vertical é a restrição de circulação de pessoas no grupo de risco para a Covid-19. No Brasil, 86 milhões de pessoas estão nesta situação.

Teste de vacina contra coronavírus tem resultados positivos

Vacina experimental contra a Covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados. A vacina da empresa integra os esforços de desenvolvimento de um tratamento para o vírus de disseminação veloz, e na semana passada recebeu o selo de “aprovação rápida” da agência de saúde dos Estados Unidos. Ainda não existem tratamentos ou vacinas aprovados para a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e a previsão é demorar entre 12 e 18 meses. Oito pacientes que receberam a vacina da Moderna mostraram níveis de anticorpos semelhantes àqueles de amostras de sangue de pessoas que se recuperaram da Covid-19. Estamos investindo para intensificar a fabricação para que possamos maximizar o número de doses que conseguimos produzir, para proteger as pessoas que pudermos da SARS-CoV-2”. 

Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo


Renato Aroeira – Isso dá samba!



Nenhum comentário: