quarta-feira, 29 de abril de 2020

NOTÍCIAS CORONAVIRUS 33


29.04.2020


Ações contra o Covid-19 nos Institutos Federais



 

Manaus atingirá mais de 4,2 mil enterros apenas no mês de maio

Manaus estima cerca de 4,2 mil sepultamentos para maio, considerando as médias de mais de 100 por dia de abril. A capital registrou 140 enterros apenas no último domingo (26). O principal fator de alta demanda por sepultamentos tem sido o novo coronavírus, segundo informações da própria prefeitura, alertando que no mês de maio a capital "pode chegar a ordem de 4.260 enterros". O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registra mais de 350 mortes provocadas pela Covid-19 no Amazonas, sendo 274 apenas em Manaus.


Médica da linha de frente contra coronavírus se suicida nos EUA

Médica que atuava na linha de frente contra o coronavírus cometeu suicídio no domingo (26), em Charlottesville, EUA. Lorna Breen, 49, era diretora do departamento de emergência do New York-Presbyterian Allen Hospital, localizado em Manhattan, Nova York, atual epicentro da pandemia de Covid-19. Segundo a reportagem, ela contraiu o vírus e desenvolveu a doença, mas voltou ao trabalho depois de uma semana e meia de recuperação. Segundo a família, a médica chegou a trabalhar 18 horas por dia e a dormir nos corredores do hospital.

ONU denuncia Bolsonaro por colocar em risco milhões de vidas

ONU denuncia governo brasileiro diante do que chamam de "políticas irresponsáveis" durante a pandemia da Covid 19. Em comunicado nesta quarta-feira, indicaram que o Brasil deve abandonar imediatamente políticas de austeridade mal orientadas que colocam vidas em risco e aumentam gastos para combater a desigualdade e a pobreza exacerbada pela pandemia. É a declaração mais dura já feita por relatores da ONU contra o Brasil por conta da gestão da crise. "As políticas econômicas e sociais irresponsáveis do Brasil colocam milhões de vidas em risco". Resposta vem de pedido de instituições brasileiras que recorreram às Nações Unidas para denunciar a postura de Bolsonaro, que ignora as recomendações da OMS.

Coronavírus danifica pulmões a longo prazo em pacientes recuperados

A revista Radiology e concentrou-se em 70 casos que tinham se recuperado da pneumonia, registrados em hospital universitário em Huazhong. As tomografias realizadas antes da alta hospitalar revelaram que 42 dos 70 pacientes tinham opacidades nos pulmões. Um total de 66 apresentou algum nível de dano visível, que na maioria dos casos era bilateral e consistia em lesões ao redor dos alvéolos que poderiam cicatrizar com o tempo. Estudo dos cientistas de Los Angeles (Califórnia, EUA), do American Journal of Roentgenology, edição de maio, autores abordaram as lições de surtos ​​da Síndrome Respiratória Aguda Grave e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (SARS e MERS) e os compararam com o quadro clínico observado em pacientes com a versão atual do coronavírus. A anormalidade nos pulmões foi observada em 83% dos pacientes durante o surto de MERS. Já na nova pandemia de coronavírus, esse número aumentou para 85%. Embora a maioria do MERS tenha se recuperado, as imagens de acompanhamento dos sobreviventes revelaram evidências de fibrose pulmonar em 33% deles. Cientistas preveem porcentagem da doença pulmonar dos que se recuperam da covid-19.

Brasil bate recorde e registra 474 mortes por Covid-19 em 24 horas

Brasil ultrapassa a marca de mais de 5 mil mortes pela Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (28). Uma marca recorde de 474 mortes foi registrada nas últimas 24 horas, com o número de infecções aumentando para 71.886, informou o Ministério da Saúde. O índice de letalidade foi o maior já registrado no Brasil desde o início da pandemia, atingindo 10,4%. O número total de mortos pela pandemia no Brasil (5.017) excedeu o da China. Com uma subida de 8,1%, foram 5.385 novos casos da doença. Os cinco estados com o maior número de confirmados são: São Paulo (24.041), Rio de Janeiro (8.504), Pernambuco (5.724), Ceará (6.918) e Amazonas (4.337), os mesmos que aparecem nos óbitos: São Paulo (2.049), Rio de Janeiro (738), Pernambuco (508), Ceará (403) e Amazonas (351). Na segunda-feira o país contava com 66.501 infectados e 4.543 mortes confirmadas.

Vamos ter um luto pela falta de consciência

Como você está lidando?”, pergunta a médica Ana Cláudia Quintana Arantes, geriatra e especialista em cuidados paliativos. Em tempos de pandemia de coronavírus, a pergunta “tudo bem?”, costumeira em um cumprimento, nunca foi tão retórica. Especialista em cuidar de quem está muito próximo ao final da vida, ela já prevê que a humanidade passará por três tipos de luto. Além do luto real, das perdas objetivas, ela acrescenta o luto antecipatório —a percepção de que a morte está chegando. “Além disso, vamos ter um luto pela falta de consciência. Muitas pessoas vão se arrepender de não ter tido cuidado antes e vão pensar 'eu poderia ter ficado em casa, poderia ter convencido as pessoas a ficarem em casa”, afirma. Desde que a pandemia se instalou, o número de mortos já passaram de 210.000 ao redor do mundo e mais de 3 milhões de pessoas ficaram doentes. No Brasil, os mortos passam de 4.500 nesta segunda-feira. Há países, no entanto, que estão se mostrando mais eficazes em suas políticas de combate à doença, como a Coreia do Sul ou a Alemanha, que realizam testagem em massa na população.


 

Coronavírus e a crise política no Brasil

Brasil observa a escalada do novo coronavírus - são mais de 5.000 mortes por covid-19 registrados - mais que a China - o país se aprofunda na crise política. O Brasil é o 9º país em mortes causadas pelo novo coronavírus. O magistrado acatou a um pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que afirmou que a nomeação do delegado era “flagrante abuso de poder, na forma de desvio de finalidade”. Bolsonaro tornou sem efeito a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A suspensão do ato foi publicada nesta quarta-feira em edição extra do Diário Oficial da União. O ministro da Saúde reconheceu nesta terça um “agravamento” da crise, mas Bolsonaro se esquivou: "E daí? Lamento!"

 

Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo


Miguel Paiva


Nenhum comentário: