domingo, 26 de abril de 2020

NOTÍCIAS CORONAVIRUS 30


25.04.2020

Coronavírus e os direitos das trabalhadoras domésticas



 

Estamos em curva ascendente e não chegamos ao pico, diz virologista

As previsões sobre o avanço do vírus no país são muito difíceis, devido à insuficiência de dados sobre a COVID-19, afirma virologista. Em 25 de fevereiro, o Ministério da Saúde (MS) confirmou o primeiro caso de COVID-19 no Brasil. O paciente, diagnosticado em São Paulo, viajou para a Itália. Os casos identificados nos dias seguintes também foram de pessoas chegadas da Europa. A doença avançou com suspeitas de contaminados e mortos em número maior que os registrados pelo governo. Davis Fernandes Ferreira, virologista do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que dois meses depois do início oficial do surto do coronavírus no Brasil, é difícil comparar a situação brasileira com a da Europa, dadas as suas dimensões.   

NY: 30 casos de pessoas intoxicadas após sugestão de Trump


O Centro de Controle de Envenenamentos (NYC), uma subagência do Departamento de Saúde da cidade de Nova York, registrou pelo menos 30 casos de pessoas intoxicadas por causa de exposição a lisol, água sanitária e outros produtos de limpeza em 18 horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir esses tipos de substâncias para o tratamento contra o coronavírus. Com 929 mil confirmações de coronavírus, os EUA lideram o número de casos em nível mundial, à frente da Espanha (223 mil) e da Itália (192 mil). Ao todo, 52 mil pessoas morreram por causa da covid-19 em território americano. Em nível global são 2,8 milhões de casos e 199 mil falecimentos.

Coronavírus: Brasil tem quase 60 mil casos confirmados e 4 mil mortes

As secretarias estaduais de saúde divulgaram na manhã deste domingo (26) quase 60 mil (59.479) casos confirmados da Covid-19 com 4.062 mortes provocadas pela doença no Brasil. O Distrito Federal realizou 24,8 mil testes. Alguns estados também divulgaram seus números, como: São Paulo (35 mil); Paraná (13,7 mil); Goiás (9,6 mil); Espirito Santo (8,7 mil); Pernambuco (8 mil); Santa Catarina (7,4 mil); Maranhão (6 mil); e Rio Grande do Norte (5,4 mil). No estado do Ceará 100% dos leitos de UTI estão ocupados. Outras unidades também divulgaram seus números, como: Amazonas (96%); Pernambuco (95%); Pará (84%).


Coronavírus: governo entrega 17,5% dos leitos de UTI prometidos

O Ministério da Saúde (MS) decidiu entregar 2 mil leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia. Apenas 350 leitos, 17,5% do total, foram liberados para aquisição e entrega. João Gabbardo, secretário-executivo do MS, declarou que os leitos seriam para o combate à Covid-19, e entregues de acordo com as necessidades de cada estado. O leito já estará funcionando, com todos os insumos necessários. O hospital só entrará com a equipe médica, de enfermagem, para que o leito possa funcionar rapidamente. 

Mais de 200 mil mortes por coronavírus foram registradas no mundo

O número de mortes por Covid-19 no mundo superou a barreira dos 200 mil, segundo o levantamento da universidade Johns Hopkins divulgado neste sábado (25). Cerca de 200.698 mortes foram registradas em todo o mundo até às 14h50 de sábado. O número total de casos confirmados do novo coronavírus é de 2,8 milhões. Os casos diagnosticados fazem parte de uma estimativa reduzida, uma vez que muitos países só realizaram testes em pacientes hospitalizados. As pessoas que conseguiram se recuperar da doença somam 766 mil em todo o globo. 

OMS: Não há evidência de que recuperados não se reinfectam

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que “não há evidências” de que pessoas que se recuperaram da Covid-19 e possuem anticorpos estejam protegidas de uma segunda infecção pelo coronavírus. OMS alertou governos contra a emissão de “passaportes de imunidade” ou “certificados de livre de riscos” às pessoas que foram infectadas, já que sua precisão não pode ser garantida. Na verdade, a prática pode aumentar os riscos de propagação contínua da doença, se as pessoas ignorarem conselhos sobre as precauções a serem tomadas.


Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo



Miguel Paiva - Omertá


Nenhum comentário: