sexta-feira, 24 de abril de 2020

NOTÍCIAS CORONAVIRUS 29

24.04.2020

Pepe Escobar explica o mundo pós-pandemia


 

Cientista russo: o 'melhor amigo' e o 'pior inimigo' do coronavírus

"Pessoas perguntam se o vírus é transmitido através de objetos, maçanetas, botões de elevador. Depende da umidade desses objetos e do ar", disse o biólogo Vsévolod Beloúsov. "A possibilidade de infecção com a superfície de objetos secos é muito limitada". Mas deve lavar bem as mãos. O inimigo do vírus é sabão ou detergente, que mata na hora a bicamada lipídica. E amigo do vírus é a umidade. "O vírus não vive em ambiente não úmido. A secagem o mata. A transmissão do vírus ocorre por gotículas no ar são gotas microscópicas contendo centenas e milhares de partículas virais. Quanto mais úmido o ar, maior a possibilidade de infecção. Fluxo de ar na ventilação, seca as gotas e mata o vírus", mas ar muito seco não é bom para a respiração. A possibilidade de contrair o coronavírus a uma distância de vários metros é limitada e uso de máscara protetora reduz ainda mais.

Le Monde sobre o coronavírus no Brasil: "À beira da barbárie"

Escava-se em todo Brasil. Abrem-se buracos, fossas, aos milhares. Quando se dispõe de um pouco de tempo, com pá e enxada. Com retroescavadeira e maquinário de construção. Não para plantar café ou encontrar petróleo, como antes. No Brasil de hoje, cavam-se buracos para enterrar corpos. O Covid-19 chegou e "piora a cada dia", disse Paulo Henrique, jovem coveiro mestiço de 26 anos, no cemitério de Vila Formosa, em São Paulo. Em 23 de abril, a epidemia já ceifara 3.313 vidas no Brasil (um salto recorde de 407 mortes em relação ao dia anterior) para 49.492 casos confirmados. Mas quem ainda acredita nos números oficiais? As autoridades falharam em testar vivos e os mortos. Há mortes devido ao Covid-19 registradas com vinte dias de atraso! O número de mortos já poderia exceder 15.000 vítimas no pior cenário. E o pico só virá em maio...

Coronavírus: Amazonas tem salários atrasados e êxodo de médicos

Profissionais da saúde estão com três meses de salários atrasados no Amazonas. O presidente da Associação Médica do Amazonas (AMA) e secretário do Conselho Regional de Medicina (CRM), Jorge Akel, diz que atrasos da remuneração ocorrem há cinco anos. O atual governo herdou débitos da gestão anterior com cooperativas médicas. O estado tem pelo menos 2888 confirmações e 234 óbitos devido ao coronavírus e foi das primeiras unidades federativas a entrar em colapso, a ponto de  autoridades locais precisarem de valas comuns para o enterro de vítimas da doença. “Estamos com expectativa de pagarem no fim de abril, os salários de fevereiro, que correspondem ao que os médicos trabalharam em janeiro.

Brasil tem mais de 3,3 mil mortes e 50,2 mil casos confirmados

As secretarias estaduais de saúde registraram até a manhã desta sexta-feira (24) cerca de 50.230 casos confirmados da Covid-19 e 3.343 mortes provocadas pela doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado do Ceará é de 100%, maior percentual registrado no país, acompanhado por Pernambuco (95%), Amazonas (91%), Para (84%), Acre (80%) e Rio de Janeiro (74%). No Brasil foram contabilizadas mais de mil mortes em apenas uma semana.

Trump: injeção de desinfetante para tratar coronavírus

Trump sugere usar injeção de desinfetante para curar a covid-19. “E aí eu vejo o desinfetante, que derruba [o coronavírus] em um minuto. Um minuto! E tem um jeito de a gente fazer algo, uma injeção dentro ou quase uma limpeza? Porque, veja bem, ele entra nos pulmões e faz um trabalho tremendo nos pulmões, então seria interessante checar isso. Trump também fez alusão a supostos tratamentos para o coronavírus com radiação ultravioleta, novamente sem comprovação científica. A declaração provocou indignação em especialistas e autoridades médicas.

Nova York: 14% da população contraiu o coronavírus

“Governador Cuomo apresentou o primeiro resultado preliminar dos testes, em que ao longo de 2 dias foram coletadas 3.000 amostras em mercados e locais que estavam em funcionamento. Foram testadas pessoas que estavam nas ruas e por algum motivo precisaram sair de casa, sem necessariamente serem confirmadas anteriormente como infectadas”. A matéria ainda acrescenta que “de todos os testes, 43% foram feitos na cidade de Nova York. Lá, 21,2% deram positivo para presença de anticorpos. No estudo, latinos e negros concentram a maioria dos casos. NY irá aumentar a testagem em comunidades latinas e negras. Foram realizados testes em 19 municípios em 40 localidades”.

Paciente fechou os olhos sem saber que tinha coronavírus

Julio  fechou  os  olhos  sem  saber  que  tinha o coronavírus. Abriu-os,  quase  dois meses depois, sem saber onde estava nem  o  que  tinha  acontecido.  Após  57  dias  sob cuidados intensivos,  voltou para o quarto. Foi dos primeiros pacientes de  covid-19  a  necessitar  de UTI na Espanha, e o que mais tempo  passou  ali por culpa do vírus SARS-CoV-2. Não tinha estado  na  Itália  nem  na  China, nem havia mantido contato com  ninguém  que  tivesse  viajado  por  aqueles  países.  O Ministério    da    Saúde    da    Espanha,   os   pacientes   de coronavírus  que  necessitam  de  UTI  costumam passar em média  entre  20 e 28 dias nessa ala. “É muito raro que alguém fique menos de 10”, explica Gabriel Heras.



Moro, ministro-estrela da Justiça, renuncia em golpe contra Bolsonaro

Figura popular e poderosa do governo de extrema direita de Bolsonaro - Sérgio Moro - renunciou,  ao criar   conflito   político importante no momento em que o Brasil luta para conter a pandemia de vírus. Herói televisivo da condução coercitiva a prisão por tempo indeterminado vira herói para Curitiba, a TV Globo e parte da direita brasileira, na máquina de construção do ódio contra Lula, preso por 580 dias, Sofreu ameaça de demissão, pediu nova chance, nomeou diretor da Polícia Federal, grampeou Bolsonaro, como fez com Lula e Dilma, e foi afastado. Nesta manhã Moro reconhece que PT deu autonomia à PF e criticou o aparelhamento de pessoas para controlar a Polícia Federal. 

Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo


Renato Aroeira


Nenhum comentário: