Projeto da Fundação Theatro Municipal faz parcerias com comunidades e lança nesta quarta-feira o segundo grupo de coro com show da sambista e do Coral Paulistano Mário de Andrade
Um dos mais antigos corais da capital paulista foi fundado em 1936 pelo poeta modernista Mário de Andrade no intuito de levar música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo. O escritor, na época diretor do Departamento Municipal de Cultura, queria mostrar à elite paulistana a importância do movimento nacionalista que influenciava os compositores brasileiros.
Quase 80 anos depois da criação do Coral Paulistano Mário de Andrade, a Fundação Theatro Municipal lança o segundo Ponto Coral, projeto da instituição que busca parcerias com comunidades para criar grupos. Desta vez é o bairro da Penha, na zona leste, que ganhará coro a ser formado por jovens e adultos da região. Segundo o regente Martinho Lutero, não há pré-seleção: todos os inscritos de 13 a 60 anos serão bem-vindos.
Para inaugurar os trabalhos, eles fazem um show com entrada gratuita nesta quarta-feira (4), às 20h, no Centro Cultural da Penha. O concerto conta com as participações da sambista Fabiana Cozza, madrinha do projeto, e do Coro da Cidade Tiradentes, o primeiro ponto coral, formado em maio de 2014. O espetáculo com regência de Martinho Lutero terá aproximadamente uma hora de duração, com apresentação de músicas populares brasileiras e internacionais.
Segundo o regente, além do desenvolvimento musical o projeto também amplia a consciência cidadã. “A tônica do projeto é a formação e desenvolvimento artístico na área do canto em conjunto. Outros benefícios são enormes e igualmente importantes: socialização, enriquecimento cultural, maior consciência de cidadania”, afirma Lutero.
O coro da Penha deve ser formado nos mesmos moldes do primeiro grupo, o Ponto Coral da Cidade Tiradentes, que é composto por 25 cantores, moradores no distrito no extremo leste da capital paulista. “Provenientes das mais diversas camadas da sociedade local, eles foram selecionados em igrejas, escolas, centros sociais etc. Além da apresentação desta quarta, esse grupo já se apresentou em uma formatura escolar da Cidade Tiradentes e no Salão Nobre do Theatro Municipal”, conta Lutero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário