segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Operária lê 130 livros em um ano em Santa Catarina

A operadora de máquinas Claudia Cavalhares, de 40 anos, já leu 130 livros neste ano, o que equivale a uma obra a cada 2,8 dias. O número é 32,5 vezes maior que a média de leitura do brasileiro, de quatro livros por ano, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2012), da Fundação Pró-Livro. Só a Bíblia, a catarinense de Balneário Piçarras, no Vale do Itajaí, afirma que leu duas vezes.

De acordo com a Diretora de Arte da Fundação Municipal de Cultura, Luciellem dos Santos, a operadora frequenta assiduamente a Biblioteca Pública de Balneário Piçarras, de onde empresta os livros. Entre os registros da instituição estão a retirada de romances, biografias e obras de autores nacionais e estrangeiros.

A paixão pela leitura começou ainda na infância, com nove anos de idade, quando lia histórias infantis através do estímulo da irmã. "Ela trabalhava em uma biblioteca e me convidava para ver os livros. Acabei me encantando", afirma. Segundo ela, com o tempo, o prazer pela leitura passou a ser diário. Atualmente, são cerca de duas horas por noite dedicadas à leitura. O horário de descanso na empresa onde trabalha, por vezes, é ocupado pelos livros.

As obras infantis também abriram espaço para outros gêneros. "Eu leio de tudo. Sou uma devoradora de livros", comenta. Para ela, um dos momentos mais gratificantes de ler é a sensação de poder combinar ficção e realidade. "Às vezes você para de ler e fica imaginando como aquilo aconteceria realmente", explica.


Nenhum comentário: