07.04.2020
Dados atualizados do Ministério da Saúde
Apesar do avanço do novo coronavírus no Brasil, 567 brasileiros morreram desde o início da crise da Covid-19. 28% dos brasileiros não seguem a orientação de ficarem em casa. A medida de isolamento social é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal forma de prevenir a propagação da doença. Em meio a pandemia do vírus Sars-Cov-2, o ministro Luis Henrique Mandetta (Saúde), fica no cargo.
Número de enterros subiu para 60 por dia
O fato se concretiza no maior cemitério público do Brasil, em São Paulo. Funcionários públicos estão convencidos de que o coronavirus está matando mais do que dizem as estatísticas oficiais. E a decisão de retardar a aplicação da segurança dos trabalhadores é o pior vexame do desgoverno Bolsonaro diante da COVID19.
Brasil terá pico de coronavírus em abril e maio, e deve circular até setembro
Relatório técnico assinado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirma que o Brasil terá pico de casos da Covid-19 em abril e maio de 2020, e que o vírus causador da doença deve circular no país até meados de setembro deste ano. O número de casos no território nacional é de 12.240 infectados, com 567 mortes.
Isolamento social já tem índice por estados brasileiros
O índice divulgado apresenta o percentual de cada Estado e DF da Federação. A expectativa é que o desgoverno cumpra a lei do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), aprovado na Câmara dos Deputados e Senado.
Boris Johnson não está intubado, mas continua na UTI
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de 55 anos, testou positivo para o novo coronavírus no dia 26 de março. Passou a noite em terapia intensiva depois que seus sintomas de coronavírus pioraram. Governo foi entregue a Dominic Raab, secretário de Relações Exteriores. Foi transferido para tratamento intensivo no hospital St. Thomas, em Londres, como precaução se precisar de ventilação, dizia o documento. Ele permaneceu consciente na segunda-feira à noite. “Ao longo desta tarde, a condição do primeiro-ministro piorou e, a conselho de sua equipe médica, ele foi transferido para a unidade de terapia intensiva do hospital.
Secretário de Relações Exteriores presidirá reuniões
Com Boris Johnson em terapia intensiva, Dominic Raab, secretário de Relações Exteriores, vai intensificar “sempre que necessário” e administrar a maior crise de saúde pública em uma geração. Ele toma decisões cruciais relacionadas ao coronavírus, incluindo se e quando alterar as restrições de movimento. Raab, 46 anos, teve o teste negativo duas vezes para o vírus, é o "sobrevivente designado" de Johnson, assumindo responsabilidades ministeriais, agora que Johnson ficou doente demais para permanecer no comando do governo.
Ministro da Cidadania lançou o aplicativo Caixa-Auxílio Emergencial
Ministro da Ciddania, Onyx Lorenzoni lançou o aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial (https://auxilio.caixa.gov.br/) através dos quais será possível fazer o cadastramento para receber o auxílio emergencial de 600 reais para trabalhadores informais de baixa renda, aprovado pela oposição durante a crise gerada pela pandemia de coronavírus. Em coletiva da manhã, Lorenzoni afirmou que programa terá uma central telefônica exclusiva 111, que prestará auxílio gratuito aos cadastrados. Quem não tiver crédito no celular pré-pago conseguirá acessar gratuitamente o aplicativo. Passa a funcionar em quatro ou cinco dias úteis, com recursos já disponíveis para os trabalhadores informais cadastrados, "cerca de 10 milhões de pessoas que devem receber".
Israel intensifica a quarentena na semana da Páscoa
O Governo israelense anunciou a intensificação da quarentena do país com uma medida que tem o objetivo de restringir ao máximo a circulação de pessoas entre esta terça-feira e o próximo sábado, período que coincide com o início da Páscoa judia. Da tarde de quarta até a manhã de quinta, serão proibida as saídas à rua mesmo para comprar alimentos ou remédios. O Governo quer conter a propagação do novo coronavírus evitando a tradicional circulação de pessoas e reuniões familiares durante a Páscoa.
China chega a seu primeiro dia sem mortos desde janeiro
Pela primeira vez desde o dia 11 de janeiro, quando foi divulgada a primeira morte pelo novo coronavírus na China, o país asiático não registrou nenhuma morte devido à doença. O marco zero chega em uma terça-feira simbólica, um dia antes de Wuhan acabar com seus bloqueios que estão postos desde 23 de janeiro.
África tem quase 500 mortes e 50 países sem testes
Mais de 10.075 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em 52 países do continente africano desde o início do surto, segundo os Centros de Controle de Doenças (CDC) da União Africana. De acordo com o órgão, 487 pessoas morreram na África, que também sofre com a escassez de exames para detectar o coronavírus. Os países mais afetados são África do Sul, com quase 1.700 casos, Argélia (1.400), Egito (1.300) e Marrocos (1.100). Muitos países, como a África do Sul, adotaram rígidas regas de confinamento que, sem ajuda financeira dos governos, leva à extrema pobreza grande parte das populações.
Pandemia e pobreza, o duplo desafio aterrador da África
O coronavírus começa a se espalhar pela África e o continente mais pobre se prepara para uma grave crise econômica com perfis próprios. Com forte dependência do comércio exterior, principalmente da venda de matérias-primas, e com as grandes potências mundiais deslizando sem freio pela encosta da recessão, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África já fez seus cálculos: 100 bilhões de dólares (R$ 535 milhões) em perdas. No novo mundo que o coronavírus trará, a África terá de ser mais autossuficiente e potencializar o comércio interior. Com fronteiras fechadas, “não temos opção a não ser a solidariedade interna”, explica o comissário de Comércio da União Africana, o zambiano Albert Muchanga.
O mercado acionário da China avançou nesta segunda-feira diante de uma desaceleração no número de mortes pelo Covid-19 e de novos casos globais, incluindo Nova York e Itália. Ao mesmo tempo, incertezas sobre um potencial confinamento em Tóquio deixaram investidores afastados. O índice referencial Nikkei ganhou 4,2%, a 18.576,30 pontos, maior nível de fechamento em quase uma semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário