sexta-feira, 3 de abril de 2020

Notícias Coronavírus 07

03.04.2020

Touraine: “Choque econômico do coronavírus pode produzir reações fascistas”
Alain Touraine é um sobrevivente da geração brilhante que deixou marcas nas ciências sociais e no pensamento ocidental em meados do séc. XX. Seus estudos mobilizaram as fábricas do pós-gerra e elevaram o país à condição de sociedade pós-industrial, os movimentos sociais e a crise da modernidade. Mesmo que presidentes patéticos e outros decadentes senhores da guerra, queiram vencê-la, já perdem milhares de combatentes para um vírus, que sequer é visível, enquanto energúmenos reptílios letais como Bolsonaro, entregam o patrimônio público e social, arrancam o etanol do agronegócio ingênuo a custo zero e envia centenas de brasileiros desinformados para a morte.


Trump é tolo que levou os EUA a abandonar o papel de líder mundial
Ao reduzir a força econômica dos EUA, perder o respeito até da Europa. Isso se reflete na preferência do vírus pelos velhos, sem remédio nem vacina, deixando pessoas sozinhas e isoladas. Touraine dá o testemunho de alguém trancado, sem direito de sair à rua. É cedo para saber o que fazer financeiramente, e politicamente não nos pedem outra coisa a não ser ficar trancados em casa. Ele assume: ficaria muito surpreso se nos próximos dez anos não houver catástrofes ecológicas importantes. Não é o vírus que nos governa, mas nossa impotência.


Coronavirus faz disparar rejeição a Bolsonaro
A pesquisa da XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira (3) aponta queda na popularidade de Bolsonaro, que se desgasta cada vez mais pela falta de rumo para gerenciar a crise do coronavírus. De acordo com o levantamento, 42% consideram o governo "ruim e péssimo", percentual que era de 36% em março. Cai a avaliação da categoria ótimo e bom do governo, com percentual de 28% e queda de dois pontos percentuais. 27% consideram o governo regular e 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.


A Espanha registra a primeira queda de mortes diárias
O número de mortes por coronavírus na Espanha aumentou para 10.935 em relação ao total de 10.003 no dia anterior, informou o Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira, surgiu a  primeira queda na taxa de mortalidade diária desde 30 de março. Em outros lugares, o número de mortos na Suíça aumentou para 484, enquanto dezenas de milhares de policiais e gendarmes extras estão sendo divulgados em toda a França para garantir que as pessoas respeitem o bloqueio e para interromper o tradicional grande departamento para as férias da Páscoa na sexta-feira. 

Grã-Bretanha abre novo hospital mais cedo do que o previsto
O "pico" da Grã-Bretanha para infecções por coronavírus será nas próximas semanas, mas um pouco mais cedo do que se pensava, informou a secretária de Saúde. Os comentários de pico previsto como o de Matt Hancock surgiram no dia em que um novo hospital temporário, o NHS Nightingale, foi aberto no centro de conferências Cel Londres. 

Os casos sobem acima de 1 milhão, quando as mortes ultrapassam 53.000
Atualmente, existem mais de 1.026.974 casos confirmados em todo o mundo e mais de 53.975 mortes. No Reino Unido, existem mais de 34.000 casos, após um forte aumento no número confirmado na quinta-feira e mais de 2.900 mortes. Os EUA têm o maior número de casos confirmados de qualquer país, com 245.000, e tiveram mais de 6.000 mortes.

Trump desencadeia críticas ao implantar genro na força-tarefa Covid-19
Donald Trump provocou novas críticas na quinta-feira, destacando seu genro em um briefing da força-tarefa sobre coronavírus da Casa Branca e acusando os democratas de lançar uma nova “caça às bruxas”. Jared Kushner, consultor sênior do presidente dos EUA, casado com a filha de Trump, Ivanka, fez uma aparição surpresa no pódio e disse que Trump o instruiu a "quebrar todas as barreiras necessárias para garantir que as equipes possam ter sucesso".


Estados da União Europeia negociam para fechar fronteiras após a Páscoa
As negociações estão em andamento entre os estados membros da União Europeia sobre a possibilidade de estender o fechamento das fronteiras além da Páscoa, a fim de enfrentar a crise do coronavírus. A presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen, também disse que o próximo orçamento da UE deve assumir a forma de um novo ‘Plano Marshall’ para impulsionar a recuperação da Europa do surto de coronavírus.

Residentes de Wuhan disseram para ficar dentro de casa e ficar vigilantes
Os moradores de Wuhan foram avisados para ficarem dentro de casa e fortalecerem as medidas de proteção, alguns dias antes da data prevista para o levantamento das restrições de viagem à cidade no centro da pandemia. A principal autoridade da cidade pediu vigilância, pois as autoridades tentaram evitar uma segunda onda de infecção dos viajantes que chegavam, além de facilitar algumas de suas rigorosas medidas de contenção.


Austrália: casos globais podem ser 'cinco a dez vezes maiores' que os relatados
Brendan Murphy, diretor médico da Austrália, disse que os casos mundiais de Covid-19 podem ser "cinco a 10 vezes" maiores que os 1 milhão registrados atualmente. Murphy diz que os únicos números nos quais ele tem total confiança são os australianos, porque "temos a maior taxa de testes do mundo".


OMS alerta para um 'pico preocupante' em casos e mortes no Oriente Médio
Os governos do Oriente Médio precisam agir rapidamente para limitar a disseminação do coronavírus, depois que os casos aumentaram para quase 60.000, quase o dobro de seu nível uma semana antes, informou a Organização Mundial da Saúde na quinta-feira.


Alívio para passageiros em navios de cruzeiro que atracam na Flórida
O Zaandam, o navio de cruzeiro atingido por coronavírus que passou 12 dias encalhado no mar sem portos dispostos a deixá-lo atracar, chegou ao porto de Fort Lauderdale para a torcida dos trabalhadores portuários. As calorosas boas-vindas na noite de quinta-feira foram seguidas por uma procissão de pessoal médico e equipamentos de proteção em plástico azul e amarelo, enquanto eles tentavam levar pacientes gravemente doentes pelo corredor de prisioneiros e entrar em ambulâncias.

Premier League inglesa ameaçada por disputa de salários por coronavírus
A posição da Premier League inglesa no topo do futebol mundial pode estar em perigo se não for encontrada uma solução para reduzir os salários dos jogadores durante a crise do coronavírus, alertou um analista. Uma semana de negociações entre órgãos de futebol e o sindicato dos jogadores, o PFA, levou a pouco movimento antes de uma extraordinária reunião de acionistas da Premier League na sexta-feira.

Irã sente o impacto
Número de mortos no Irã atinge 3.294.

Cobertura Coronavirus - Estudantes de Jornalismo da Unifesspa - cidades do Pará - clique no link https://www.facebook.com/jornalismounifesspa/videos/145648303552383/

Nenhum comentário: