O jornal O Globo, que capitaneia a imprensa golpista, defende o fim do ensino superior gratuito como resultante da crise, alinhando argumento tolos. A empresa filha mais legítima da ditadura parece querer debater a situação que ajudou a criar, sem se ater à verdade. Impossível, mesmo sendo a empresa privada que mais lucrou com 'serviços' ao Estado. Governo não pode aumentar a carga tributária - marca dos governos de direita que apoiou - mas defende a Reforma do Estado.
Para comandar o golpe, usou a mídia, a direita do Congresso e 'bandidos togados'. 'Esqueceu': que não temos renda acima de 27,5%; que o IPVA não incide sobre barcos, iates e jatinhos, cujo custo ultrapassa R$ 2 milhões; que se deveria acabar com o ensino superior gratuito - justo o que mais promove mudanças - como denunciou Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação. Incúria administrativa é manter empresa privada que se locupleta às custas do Estado.
Mas disse uma meia verdade, pasmem!: 'Já o pobre, com formação educacional mais frágil, precisa pagar a faculdade privada, onde o ensino, salvo exceções, é de mais baixa qualidade', para dar sustentação ao interesse inconfessável de se apropriar de recursos públicos, através dos cabides públicos de enriquecimento, nos golpe de 1964 e 2016. Tanta fragilidade argumentativa mesclada a intenções conhecidas, quase dispensam o uso do cérebro na elaboração da opinião do veículo, o segundo em perda de assinantes (ver A queda vertiginosa da tiragem de Folha, Globo e Estadão http://bit.ly/2azVRQG).
Ao voltar das férias de Julho, não poderíamos deixar os leitores sem desafios. Por isso seguem a pauta da semana: o Artigo de Lianja Aquino, do Programa de Pós-Graduação em Letras, De quando Chimamanda Adichie me encantou; a Entrevista "É na escola pública que se ganha ou se perde um país", de António Nóvoa, e o filme dos noruegueses sobre as Olimpíadas na TV Leituras Esporte Une Todos.
Há ainda as Notícias abaixo:
A queda vertiginosa da tiragem de Folha, Globo e Estadão
Andreia Donadon Leal conquista prêmio da União Brasileira de Escritores
ABDL terá ‘balcão do emprego' na Bienal
A vida depois de… usar a escrita para sobreviver na cadeia
Pátio de shopping aceita livro usado como pagamento no estacionamento
Algoritmo revela como criar o best-seller perfeito
6º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas anuncia vencedores
Aluna de escola pública formada em Harvard lista mitos sobre estudar fora
Estação das Letras já programa novos cursos e oficinas e eventos gratuitos
Feira do Livro de Brasília vai ter literatura, blogueiros, quadrinhos e mangás
Santa Fé do Sul ganha Biblioteca Volante
Manifesto Mundial em prol da leitura acontece em 20 de setembro
Herói da Eurocopa, Éder vai contar sua vida em um livro
Veja quatro características de amantes de livros
E por último, O Prazer da Leitura, com Anatomia de um/a leitor/a, e Imagem, com a foto de criação da UFNT pela Presidenta Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário