sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pesquisa indica que maioria dos brasileiros ainda não conhece o livro digital

A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na quarta-feira, 18, mostrou que apenas 4% das pessoas que já leram um livro digital o fizeram num aparelho dedicado, os chamados e-readers. A maioria dos consumidores de livro digital usa para ler celulares ou smartphones (56%), computador (49%) ou tablet (18%) – veja o gráfico abaixo.

Outro dado que chamou atenção na “seção digital” da pesquisa é que 59% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar em e-book – 7% deles se mostraram interessados em conhecer a tecnologia.

O diretor da distribuidora digital Bookwire Brasil, Marcelo Gioia, acredita que o número é muito baixo. “Alguma coisa não bate. Se a gente simplesmente pegar os livros vendidos, com os fabricantes, já ultrapassa esse número”, diz. “Uma coisa é ter um e-reader, outra é ler com ele”, compara. Gioia faz uma ressalva: “esta é uma pesquisa de comportamento, não mercadológica. Algumas questões ficaram nebulosas e confusas”.

Uma delas, por exemplo, diz respeito à forma como os leitores de livros digitais tiveram acesso ao e-book. A pergunta era “o sr(a) teve acesso a esses livros de que forma?”. 88% dos entrevistados dizem “baixou gratuitamente da internet”, e só 15% “pagou pelo download”. Mas a apresentação não deixa claro quando uma pessoa já fez as duas coisas, por exemplo.

Fonte do texto: Estadão. A pesquisa completa pode ser baixada aqui.

O crescimento do número de pessoas que já ouviram falar em e-book era esperado: em 2011, eram 30%; em 2015, 41%. Porém, a maioria ainda não ouviu falar na tecnologia. Um dado positivo para o digital é que um em cada três “leitores” do total da pesquisa declararam ter lido um e-book. “Leitor” é quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses. Outro fator relacionado ao digital que aparece na pesquisa é o local de leitura. Trabalho, meios de transporte e “parques, praças, shopping, praia ou clubes” são os lugares em que o digital tem maior participação (14%, 15% e 14%, respectivamente), em contraste, por exemplo, com casa (6%), sala de aula (3%) e bibliotecas (2%).

A literatura (livros como romances, contos ou poesia) é o assunto que lidera o índice de leitura de livros digitais – 47% dos leitores de livro digital leem mais literatura do que outras coisas. Livros técnicos ou de formação vêm em segundo lugar (33%), seguidos de livros escolares ou didáticos (21%) e religiosos (8%).

Transcrito de http://ebooknews.com.br/pesquisa-indica-que-maioria-dos-brasileiros-ainda-nao-conhece-o-livro-digital/

Nenhum comentário: