O World Read Aloud Day (Dia Mundial da Leitura em Voz Alta) é uma iniciativa global criada pela LitWorld, uma organização internacional não governamental, que visa irradicar a iliteracia. Existem 793 milhões de pessoas no mundo que não sabem ler nem escrever.
O 7º World Read Aloud Day celebrou-se no dia 24 de Fevereiro em 1293 cidades espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Espinho foi, pela 3ª vez consecutiva, a única cidade de Portugal a aliar-se a este nobre movimento.
Ao longo desta semana, nas aulas de Inglês, um grande número de turmas do 3º ciclo e secundário da Domingos Capela e da Gomes de Almeida prepararam, em grupos, atividades de leitura em voz alta de três tipos diferentes de texto – poemas, pequenos contos e guiões (Readers’ Theatre).
Os alunos puderam não só tomar consciência da situação de desigualdade no mundo, das vantagens de saber ler e escrever e do privilégio de se poder ir à escola, mas também disfrutar de momentos lúdicos de leitura em voz alta, em Inglês. Alguns dos textos trabalhados foram: os poemas “Falling Asleep in Class” e “Getting Dressed for School”, de Ken Nesbitt; “Saw my Teacher on a Saturday” e “The Computer Swallowed my Grandma” de autores desconhecidos; textos de autores mais famosos, como é o caso de “The Lion” de Roald Dahl e “The Starfish Story” de Lauren Eisley, ou ainda “A Porcupine Named Fluffy”, de Helen Lester.
Os alunos do Ensino Secundário aproveitaram para ler também alguns poemas da sua autoria, para além de textos do livro Revolting Rhymes, do consagrado Roald Dahl, I thank you dad, today de Marilyn Ferguson, By Myself, de Eloise Greenfield, entre outros.
Transcrito de www.espinho.tv - 01/03/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário