sexta-feira, 20 de março de 2015

Editorial: A descoberta dos restos mortais de Cervantes

Leituras mil desta semana traz Notícias sobre a leitura e a ajuda na alfabetização, os livros para os curiosos, os livros do séc. XI da Biblioteca Nacional, o acesso das crianças aos livros e indica livros para incentivar crianças à leitura.

A tag Saberes na Rede traz um vídeo sobre o que nos distingue e nos relaciona com as outras pessoas. O 1º Seminário de Literatura Tocantinense do Câmpus de Araguaína, nos Eventos na UFT, traz uma programação variada e intensa, com diversas atividades culturais. A indicação de dez livros para conhecer nossa cultura, feita por Antonio Cândido, e os comentários sobre o livro guizos na carne, da professora Lia Testa, são os Artigos dessa semana.

O link Clássicos da Literatura divulga o acesso ao Centro Virtual Camões. Entre os Destaques estão a foto de um prédio da UFT, campus de Araguaína, divulgado na publicidade da Presidenta Dilma Rousseff. O programa ‘palavra cantada’ de Elba Ramalho aparece em Cultura. A tag Imagem traz a foto Decoração Literária e O Prazer da Leitura, a foto Leitura Interessante.

A descoberta dos restos mortais de Miguel de Cervantes Saavedra numa igreja de Madrid, na Espanha, causa impacto em todo o universo literário, especialmente para os estudiosos da literatura hispânica. Nascido em Alcalá de Henares, em 29 de setembro de 1547, faleceu em Madrid, em 22 de abril de 1616. Cervantes foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, conhecidíssima em todo o mundo, foi considerada muitas vezes o primeiro romance moderno, tendo se tornado um clássico da literatura ocidental, reconhecida como um dos melhores romances já escritos e considerada entre os mais importantes em toda a literatura.

Nenhum comentário: