sexta-feira, 27 de março de 2015

Defesa a Distância, a tecnologia a favor da atividade acadêmica

Karylleila Andrade*


Vivermos em um mundo integrado, conectado, mediado por fios tecidos pela tecnologia. Depois de passada a sensação de euforia de uma primeira defesa a distância, nos moldes em que a mesma ocorreu, sinto-me em condições de relatar a experiência, pois creio que poderá auxiliar os pares nesta rotina, cada vez mais comum, de uso das tecnologias nos programas de pós-graduação nas universidades no Brasil e no mundo a fora.  Com recursos cada vez mais escassos, os órgãos de fomento vêm, ao meu ver, “obrigando” os programas adaptarem-se às novas dinâmicas de trabalho com o uso dos ambientes virtuais. E aqui valem todos eles!!!

A orientação, desde agosto de 2014, tem sido a distância: messenger, Skype, e-mails, Facebook, Whatsapp, até uso de telefone fixo e celular. Baixei o software Voip. versão 12, e com ele posso falar a vontade, “de graça”, para qualquer telefone fixo no Brasil e para celular, uma média de 0,60 cêntimos por 5 minutos.  E foi assim que se deram os preparativos finais do texto. Neste período, entramos em contato com os membros participantes a fim de fecharmos a data e o horário. Este bem mais complicado, dado o fuso horário de Portugal, Rio Branco e Palmas. Como ponto de partida, estabelecemos o horário de Brasília. E daí fechamos para o dia 19/3, às 14h., data esta que teve de ser alterada, pois em Palmas era feriado. 20 dias antes da data da defesa, a aluna encaminhou o texto, via e-mail e impresso, aos membros da banca.   

Eu já havia participado de bancas via Skype, mas não nestas condições: eu, presidente da banca, cá em Portugal; prof. Alexandre Melo, membro externo, em Rio Branco/AC; prof. Edviges, coorientador, em Araguaína; e profa. Maria José, membro interno, em Palmas, junto com a orientanda Verônica Ramalho. 

O que senti, nos dias que antedeu a defesa, foi um sentimento de impotência e insegurança: o prazo deveria ser atendido (2 anos), preparação da parte de logística e operacionalização (sala adequada, TV, datashow, técnico para acompanhar), e o mais importante, a bendita internet não poderia falhar! E os riscos de problemas técnicos no campus de Araguaína. Então vale a dica fundamental nestas situações: é preciso ter um professor que possa auxiliá-lo a distância na organização logística na UFT. E profa. Maria José foi muito parceira para que minha preocupação se diluísse às vésperas do evento. Verônica também foi responsável pelos encaminhamentos de testes com a internet e operacionalização. Embora no dia 18 de março, logo pela manhã, a internet tenha tido problemas, o que poderia ter prejudicado todo o processo. Mas, ao final, tudo ocorreu dentro do esperado.

Algumas dicas que penso que poderão ser úteis:
  • Agende com antecedência com os membros data e horário. Verifique se não vai haver feriados ou qualquer outra situação, dentro e fora da universidade. 
  • Não deixe de pensar na disposição da sala. A tela (datashow ou TV) deverá estar em uma posição que todos possam se ver e se comunicar. 
  • Reserve a sala, caso ocorra na universidade, com bastante antecedência. Solicite a assistência de um técnico durante todo o período. Isso pode ser fundamental para o sucesso. O ideal é que a sala tenha uma TV de 40 ou 42 polegadas, ou um bom Datashow em funcionamento. Não deixe de fazer um teste no notebook, adicionando todos, leve tb um outro de reserva. Tudo com antecedência!
  • Cadastre todos os membros no Skype e faça testes. Um dia antes, entre em contato e faça um pré-teste.
  • Se a internet na sua casa for mais rápida do que na universidade, organize-se para participar em casa. Mas lembre-se de que você não terá o apoio de um técnico. 
  • No dia da defesa, todos deverão estar conectados com 30 minutos de antecedência para que os testes de som e vídeo possam ser verificados. Os problemas podem surgir antes e durante a defesa.  
  • Alerte a todos que caso ocorra qualquer problema (conexão cair, problemas com o som ou vídeo e outros adversos), o processo deverá ser reiniciado. E deverão aguardar. 
  •  Após a arguição dos membros, peça ao colega membro interno, que tenha em mãos a ATA para leitura, formalização ou qualquer retificação.
  • Entre em contato com a coordenação para verificar como se dará o processo de assinaturas eletrônicas nos documentos, dada a distância quando se encontra no exterior (uma folha enviada por sedex, de Portugal para o Brasil, custa em média 40 euros).
  • E, por fim, muito envolvimento, paciência e dedicação dos pares no processo de defesa, uma vez que poderá ocorrer qualquer problema com o uso da tecnologia. E todos deverão estar preparados para contornar e controlar a situação.


A seguir, um breve depoimento da aluna Verônica Ramalho:
A defesa à distância foi uma experiência inovadora. A ausência do contato presencial e direto com os membros da banca (orientador, coorientador e membro externo), em momento algum, foi empecilho para o bom andamento da defesa, pois os meios tecnológicos podem aproximar as pessoas. Durantes as arguições, os membros fizeram suas considerações e contribuições. A minha apresentação foi compartilhada simultaneamente com os participantes e ocorreu normalmente. Essa experiência foi importante no sentido de que é uma ideia inovadora, e que pode ser adotada com frequência no PPGL, além de diminuir custos, pode ser aperfeiçoada, como, por exemplo, a instalação de uma sala mais bem equipada voltada para essa finalidade.

Que a tecnologia possa sempre nos auxiliar!

*Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Curso de Letras  

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