A Feira do Livro de Porto Alegre, que completa 60 anos em 2014, começa nesta sexta-feira (31) na Praça da Alfândega, no Centro da capital gaúcha, com um número menor de expositores, mas com novidades e programação extensa. A expectativa é receber, até 16 de novembro, cerca de 1,4 milhão de visitantes na edição de aniversário do evento literário mais importante da cidade.
A abertura oficial será a partir das 19h na Praça de Autógrafos, com a presença de autoridades e a posse do patrono, o jornalista, fotógrafo e escritor Airton Ortiz. No entanto, atividades já estão previstas desde as 9h em diferentes pontos do evento, que segue até o dia 16 de novembro.
Com 127 expositores – 13 a menos que na edição passada –, o evento terá sessões de autógrafos, eventos em salas (mesas-redondas, palestras e seminários), oficinas ligadas ao livro e à criação literária, eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a bebês, crianças e jovens.
As barracas dos livreiros funcionam das 9h30min às 21h. As tendas instaladas nas áreas Geral e Internacional têm visitação das 12h30 às 21h, e a programação da Área Infantil e Juvenil começa às 9h.
País homenageado
Por ser o país homenageado neste ano, o Canadá terá a representação de oito escritores entre os convidados especiais da programação deste ano. A repórter investigativa Isabel Vincent, que atualmente trabalha no The New York Post, e recebeu, entre outros, prêmios por sua cobertura na guerra das drogas nas favelas do Rio de Janeiro em 1994, é um dos nomes confirmados.
Outra escritora canadense, de Montréal, é Claire Varin, pesquisadora de Clarice Lispector, que publicou um dos primeiros e mais importantes estudos sobre as relações biográficas na obra da autora.
No entanto, um país europeu também será lembrado na Feira do Livro: em 8 de novembro será celebrado o Dia da Polônia. Debates, saraus, apresentação de danças folclóricas e música integram a programação.
Sessentona, a Feira do Livro de Porto Alegre reunirá ainda nomes dos mais variados em suas atividades em 2014. Entre os convidados, estão o best-seller espanhol Javier Moro e os brasileiros Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que receberá uma homenagem pelo conjunto da obra, o humorista e cronista Gregório Duvivier, do grupo Porta dos Fundos, além da escritora Thalita Rebouças, autora da popular série de livros “Fala Sério".
Souvenirs personalizadas
A partir desta 60ª Feira do Livro, a loja de produtos oficiais terá novidades. A linha de souvenirs - aquelas lembrancinhas temáticas que todos levam para casa na sacola com os livros - foram personalizadas.
Foram recriadas algumas peças tradicionais, como camisetas e canecas, utilizando desenhos e ilustrações assinadas por cartunistas gaúchos. Está lá o dedo de Luis Fernando Verissimo, Santiago, Moa, Rafael Corrêa, Rodrigo Rosa, Edgar Vasques, entre outros. Nas prateleiras, os leitores encontrarão também bonés, mochilas e guarda-chuvas e novos produtos foram incorporados como agendas, cadernos, moleskines, postais, pôsteres, jogo americano e porta-copos.
A loja fica junto à Praça de Autógrafos, no lado direito, e funciona das 12h30min às 21h.
Literatura de terror volta a ser destaque
O projeto "Tu, Frankstein", que estreou na Feira do Livro de 2013, é um dos pontos altos da programação de 2014. Voltado à literatura de terror, suspense e fantasia terá troca de ideias, bate-papos, oficinas literárias e sessão de autógrafos.
Entre os estrangeiros listados para participar do evento estão os escandinavos Nikolaj Frobenius e Catharina Ingelman-Sundberg, o espanhol Manel Loureiro, o mexicano Jorge Zepeda, o argentino Gustavo Nielsen e o francês Hubert Tézenas.
Escritores convidados ainda participam, em 8 de novembro, de uma criação literária. Ambientada na Biblioteca Pública do Estado, a atividade exigirá de cada um deles a produção de um conto - tal qual à noite de 1816 em que Mary Shelley criou Frankstein.
A agenda completa da Feira do Livro pode ser encontrada no site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário