Maurício Leite, o homem da mala, a mala de leitura, aquela cheia de histórias Não me lembro exatamente o ano, mas acho que foi em 1982, quando este casal fundador do Tyrannus Melancholicus, teve sua iniciação teatral. Entramos para o Grupo Pé de Moleque, e nos divertíamos bastante com esse papo de teatro de bonecos.
Foto: iiLer
Nosso diretor era Maurício Correia Leite, um grande ativista cultural, nascido em Três Lagoas (MS), mas radicado em Cuiabá. O Pé de Moleque não durou muito e cada um seguiu seu caminho, sempre permeado pelos fazeres culturais. Maurício agitava e ainda agita um bocado, quase sempre envolvido com a divulgação e fazeção de artes, voltada, especialmente para o público infantil.
Tanto fez em MT que, de repente, o Estado ficou pequeno pra ele. Decidiu rodar pelo Brasil e depois pelo mundo. Rio de Janeiro, Brasília, Nova York, algumas cidades africanas e de Portugal. Vez em quando, para além do facebook, nos encontramos com o cabra.
Já faz um tempão que ele aderiu ao estilo “mala”. Mas, mala no bom sentido, minha gente. Com sua magnífica Mala de Leitura tornou-se um andarilho moderno e para aqui e acolá, onde abre sua mala e emplaca mil leituras conquistando os mais diversos públicos.
Nesta sexta (17/10) recebemos a notícia de que ele foi o ganhador do Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras. A premiação, não creio estar errado, está em sua primeira edição e foi instituída pelo iiLer - Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio.
A proposta do prêmio é valorizar a difusão de práticas leitoras no Brasil através de ações de promoção da leitura em iniciativas públicas e/ou privadas, em espaços diversos, em múltiplas linguagens e em quaisquer suportes.
Teve como jurados os especialistas Julio Diniz, Benita Lamas Gonzales e Francisco Gregorio Filho, que avaliaram 16 projetos recebidos de diferentes localidades brasileiras, que demonstram a importância da implementação de ações de promoção de leitura em nosso país. A solenidade de entrega dos prêmios vai acontecer na segunda semana de novembro.
O site passarinho, de coração, parabeniza Maurício, e que ele continue mala para sempre...
Confira a relação completa dos premiados, nas duas categorias disponíveis:
Categoria Oralidade:
Primeiro lugar - Caçada ao Saci - Margareth Marinho
Segundo lugar - Histórias Viajantes - Marisa Maia de Mello (Menção Honrosa)
Terceiro lugar - A hora do conto na escola - Juvenal Bernardes Meira Jr. (Menção Honrosa)
Categoria Formação de Mediadores:
Primeiro lugar - Mala de leitura - Mauricio Leite
Segundo lugar - Associação Vagalume - Marina de Castro Rodrigues (Menção Honrosa)
Terceiro lugar - Programa de Formação de Mediadores para Programas de Leitura - Ana paula Cecato (Menção Honrosa)
Transcrito de www.tyrannusmelancholicus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário