quarta-feira, 6 de maio de 2020

NOTÍCIAS CORONAVÍRUS 40


06.05.2020

Átila Iamarino - Distanciamento social. Até quando?




EUA prometem vingança financeira contra a China pela pandemia

A Casa Branca discute não pagar os títulos do Tesouro Americano comprados por Pequim, como parte da estratégia para obrigar a China a indenizar os EUA por danos causados pelo coronavírus. "A remissão não autorizada da dívida neste caso pode ser apresentada ao público norte-americano como uma espécie de pagamento antecipado desta compensação: Pequim pensou que havia dado a Washington um crédito, porém na realidade resultou que apenas havia feito uma compensação antecipada pelos danos causados pela pandemia". Trump parece ocupar uma posição moderada: quer castigar financeiramente a China pela pandemia, porém, devido à sua experiência empresarial, é contra decisões demasiado arriscadas, que podem colocar em risco a situação da moeda norte-americana, afirma o analista.

Coronavírus pode ser causa de impeachment, diz Eurasia

A Eurasia Group, apresentou estudo avaliando em 25% as chances de Bolsonaro não concluir o mandato - existem 30 pedidos de impeachment na Câmara. Se pesar fatores que mais podem desgastar o governo, nos próximos meses, a avaliação é que a pandemia e eventual colapso do sistema de saúde podem ameaçar mais a estabilidade do cargo que os escândalos políticos que cercam a família. O risco de impedimento só é reduzido, com parlamentares indispostos a iniciar processo de impeachment na pandemia, cenário que só muda se a rejeição a Bolsonaro caísse a patamares baixos, como escândalo político, emergência pública de saúde e crise econômica, crises em que chances de impeachment são de apenas 25%.

Governo do Maranhão comemora êxito do primeiro dia de 'lockdown'

Governo do Maranhão estima que cerca de 90% dos estabelecimentos comerciais de São Luís permaneceram fechados na terça-feira (5). Resultado foi comemorado pela gestão Flávio Dino (PCdoB). Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, diz que houve adesão de empresários e da população. O governo maranhense destaca que fiscalização foi intensa, por parte da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil, presentes nos principais bairros. A suspensão das atividades foi decretada pela Justiça Estadual do Maranhão na última quinta-feira (30). A medida visa a prevenção e o controle da pandemia do novo coronavírus.

MS: pico do coronavírus será entre maio e julho

O secretário de Vigilância, Wanderson de Oliveira, afirmou na terça-feira (5) que não há informações disponíveis para declarar quando ocorrerá o pico dos casos de contaminação e mortes. Disse que a curva de crescimento de casos aponta que o comportamento do vírus tem variado nesses estados e que a única informação que pode garantir hoje é que o período mais crítico da doença será conhecido entre maio, junho e julho. A situação no Amazonas, Ceará e Pernambuco segue uma tendência de padrão muito similar, de doenças respiratórias nessas regiões”. “São Paulo e Rio já apresentam padrões mais distintos”.

Brasil: 3º maior número do novo coronavírus em 24 horas no mundo

Brasil teve o terceiro maior número de novos casos confirmados da Covid 19 no mundo nas 24 horas. Os dados fazem parte do informe da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na noite na terça-feira (5) em Genebra. O Brasil somou 4.588 novos casos da doença. A coleta da informação da OMS foi concluída na manhã desta terça e não contabiliza os novos números. O Brasil é superado em casos diários pelos EUA, como 29,2 mil novos infectados, e pela Rússia, com 10,1 mil novos casos em 24 horas, e superou o Reino Unido, que apareceu com 3,9 mil novos casos. O Brasil tem 101,1 mil casos e 7 mil mortes.


Pres. Fernández: mensaje a niños y adolescentes ‘se queden en sus casas’




STF reconhece Covid-19 como doença ocupacional

Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a Covid-19 como doença ocupacional, quando foi analisada a Medida Provisória (MP) 927, editada por Bolsonaro, que julgou ilegal o artigo 29, que estabelecia que os casos de contaminação pelo novo coronavírus não seriam “considerados ocupacionais, exceto mediante comprovação do nexo causal”. Por unanimidade, o STF reiterou, de forma liminar, que pandemia expõe diariamente trabalhadores da saúde e serviços essenciais (supermercados, farmácias, motoboys), ao risco de contaminação. Representantes de trabalhadores, viram a suspensão como ato importante no contexto de pandemia.


Acompanhe o registro do Coronavírus pelo mundo


Situação Epidemiológica Brasil



Jornal EXTRA – O prato predileto de Bolsonaro

Nenhum comentário: