sábado, 28 de março de 2020

Notícias Coronavírus 03

27.03.2020


Coronavírus: Brasil tem 2.915 casos confirmados e 77 mortes

O Ministério da Saúde atualizou o balanço da COVID-19 no Brasil, informando que o país teve ontem 2.915 casos e 77 mortes causadas pela doença. O balanço anterior, do dia 25, apontava 2.433 casos e 57 mortes. O aumento dos óbitos de um dia para o outro foi de 20, o que representa um aumento de 19%. O MS também informou que atual taxa de mortalidade do novo coronavírus é de 2,7% e que 194 pessoas dentre as infectadas se encontram em UTIs. ​O número de telefone para tirar dúvidas via WhatsApp é o (61) 9938-0031, para obter informações 24 horas por dia.


Brasil fecha fronteira aérea para estrangeiros

Portaria assinada pelos ministros Sergio Moro (Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), publicada nesta sexta-feira (27), endureceu as regras para o fechamento de fronteiras aéreas do País para combater o avanço do novo coronavírus. A medida, com validade de 30 dias a partir desta sexta, proíbe a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades, inclusive dos Estados Unidos. Qualquer estrangeiro de qualquer país não poderá nem sequer passar pelo Brasil, nem em casos de ponte aérea para outro.


Para a CUT, ‘Bolsonaro se tornou um fator de agravamento da crise sanitária’

A Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores se reuniu no dia 25 de março de 2020, por meio de videoconferência, para deliberar sobre a posição e as medidas para proteção à classe trabalhadora e toda a população brasileira propostas pela Central para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diante da gravidade da situação e da necessidade de manter isolamento para conter a propagação do vírus, a direção da CUT se manterá permanentemente mobilizada, realizando reuniões virtuais periódicas para acompanhar o desenrolar da crise de saúde pública.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) se reuniu com mais de 50 ministros da Saúde para debater estratégias e coordenar posições sobre o combate à pandemia de coronavírus. Países que tem sofrido com o aumento progressivo dos casos conversaram com a entidade, dentre eles França, Estados Unidos, China e Coreia do Sul. E o Brasil não participou da reunião na pessoa do ministro Luiz Henrique Mandetta. O representante do país foi alguém do baixo escalão do ministério, que não foi identificado.

Lula: Bolsonaro segue brincando com a vida de milhões

O ex-presidente Lula criticou duramente a postura de Jair Bolsonaro, que segue negando a gravidade da pandemia e pede para que a população volte ao trabalho. “Foram mais 919 mortes nas últimas 24 horas, somando 9 mil vítimas na Itália. No Brasil o governo segue brincando com a vida de milhões”. Lula também destaca que o governo “empurra para governadores e prefeitos uma responsabilidade assumida pela União em todos os países”.

Itália registra novo recorde diário mundial: mil mortes por coronavírus em 24 horas

Casos dispararam no país e 969 pessoas morreram ao longo das últimas 24 horas, elevando para 9.134 o total de vítimas. Número é o recorde mundial durante a pandemia em apenas um dia.  A Itália voltou a liderar o número diário de mortos do novo coronavírus, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (27) pela Defesa Civil. O avanço diário dos contágios registrou o menor índice desde 28 de fevereiro, quando a Defesa Civil passou a divulgar apenas um balanço por dia: 7,4%. Com isso, país registra agora 86.498 contágios, superando a China, com 81,9 mil, em número absoluto de casos. Os Estados Unidos, com 93 mil, lideram a estatística.

Trump recebe carta de 800 mil médicos pedindo isolamento social

Uma carta assinada por mais de 800 mil médicos de vários locais dos Estados Unidos foi entregue nesta sexta-feira, 27, ao presidente Donald Trump. No documento, os médicos pedem que Trump mantenha o isolamento social devido à pandemia de coronavírus. "A transmissão de covid-19 continua significante em todo o país, e nós precisamos de sua liderança para apoiar as recomendações com base científicas de que o isolamento social pode diminuir o ritmo do vírus", disse a carta, divulgada pelo Conselho de Sociedades de Especialidades Médicas.


As autoridades francesas prorrogam o regime de confinamento por conta da epidemia do novo coronavírus por mais duas semanas, até 15 de abril, informou o primeiro-ministro do país, Edouard Philippe. "Por acordo com o Presidente da República, anuncio a prorrogação do período de confinamento por duas semanas, da próxima terça-feira até 15 de abril", afirmou. Até o momento, a França registrou mais de 29 mil casos de infecção pelo coronavírus, e mais de 1,6 mil pessoas morreram. Restaurantes, cinemas e lojas estão fechados no país, exceto as que vendem comida. Desde 17 de março, as restrições à circulação de pessoas estão em vigor.

Nenhum comentário: