Essa semana os brasileiros foram vilipendiados por um ato ultrajante imposto à Presidenta Dilma Rousseff. O espetáculo deprimente foi proporcionado pelo Senado da República - especialmente os 35 senadores entre os criminosos que respondem a processos na Operação Lava Jato - unidos aos representantes da pior elite do mundo, a brasileira. Não deveria ser identificada assim, já que essas figuras de passado nefasto e triste memória só fazem emporcalhar esse país e seu honrado povo.
Os principais responsáveis foram a Globo e os golpistas, assumindo o preço de mergulhar o país no abismo. Sem nenhum sentido de honradez, nenhuma memória ao chão em que nasceram e nem o menor senso de responsabilidade frente aos familiares, já que os donos do capital prostituído e apátrida não têm a decência básica frente a seus filhos, nem o decoro elementar diante da cidadania e nem pudor mais ínfimo diante do povo sofrido. Agora novamente escravizado.
E, para nossa maior vergonha, a justiça incerta, insegura da leitura do texto constitucional, se agarra ao salário dos golpistas impostores para justificar a vergonha de contribuírem silenciosamente com essa obscenidade. Envergonhada e acovardada, talvez aprendam apenas com o povo que luta com força e determinação. O custo alto será a total falta de respeito da cidadania. Até porque será recebida com o mesmo tratamento dado aos golpistas, usurpadores e impostores. Covardia que não respeita os votos dados, nem a Constituição que rasgou mais uma vez, sucumbindo ao código de ética mais básico, o dos criminosos.
A edição desta semana não pode ficar silente diante do crime, por isso na coluna Política destacamos a carta enviada ao Senador Cristovam Buarque por juristas e intelectuais. Constrangedora até para alguém moralmente morto. Imagem traz a frase de Eurípides, incompreensível aos corruptos e falso moralistas. Para lembrar a garra do nosso povo, lemos sobre 7 Autoras esquecidas da literatura brasileira em Artigo, para tentar expurgar o vexame alheio. A Entrevista de um estudante africano nos deve fazer refletir: O impactante depoimento de um estudante de medicina africano da UFRJ sobre o racismo no Brasil. Em TV Leituras, a Profª Eliana Yunes nos anima ao Prazer pela Leitura. E a coluna O Prazer da Leitura traz esperanças aos jovens.
Seguem ainda as Notícias sobre o mundo da leitura, dos leitores, dos livros, em que ancoramos nossa expectativa:
Milton Hatoum é o homenageado da 5ª edição do Fliaraxá
Biblioteca Nacional aumenta número de guias durante Olimpíada
Aprenda a fazer resenhas de livros de forma correta
De 1880, Ben-Hur volta repaginado em livro e filme
No Brasil, ler é coisa que se faz por obrigação
Abrale e Abrelivos assinam manifesto em favor da Educação Democrática
Presos recebem 1,5 mil obras literárias para redução de pena
Minas lança edital para criação de bibliotecas públicas
Geladeira cheia de livros é colocada em praça para incentivar a leitura
Mãe faleceu, mas deixou à filha o amor pela leitura
O menino poeta da Vila das Torres
10 motivos para ler O Lar das Crianças Peculiares antes de ver o filme
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário