Um detento do sistema prisional de Maués, a 276 km de Manaus foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Mário Fernando Oliveira de Souza, 59 anos, cumpre pena há dois anos e foi o único detento do sistema prisional do estado a conseguir aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A maior nota do detento foi na redação, onde alcançou 800 pontos.
Souza irá cursar licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que está fazendo o acompanhamento para garantir que Mário curse a faculdade e continue cumprindo a pena.
Por meio de um comunicado, Mário relatou o que o ajudou a conseguir a vaga. "Estou preso há dois anos e durante todo esse tempo tenho estudado e lido bastante. Sou viciado em leitura, desde criança leio muito e agora vi o resultado desse bom vício. Comentei com meus colegas que foi essa leitura que fez a diferença na redação", contou.
Souza é responsável pela administração da biblioteca do presídio há dois anos e diz que o trabalho o ajuda a crescer como cidadão.
O diretor da unidade, Ademar Gruber, conta que a história do detento tem servido de inspiração para os mais de 187 homens que cumprem pena no local. "Desde 2013 eu incentivo a todos que estudem e fico feliz em saber que estamos avançando aos poucos", informou, em nota.
Aprovações
Outros 12 detentos não puderam ter a inscrição efetivada por conta de um problema e tiveram seus casos informados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O secretário da Seap, Pedro Florêncio, reforça que irá acompanhar de perto a questão dos outros internos para que suas inscrições sejam aceitas.
Mesmo sem poderem se inscrever no Sisu, aqueles que fizeram mais de 450 pontos em todas as disciplinas podem obter a certificação do Ensino Médio e também se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Transcrito de G1 - 20/01/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário