A Biblioteca da Universidade de Fortaleza completou 25 anos de automatização do seu sistema de catalogação do acervo. Foi no início da década de 90 que, além da automação do sistema, a Universidade também deu início à ampliação das instalações da Biblioteca. Com mais de 300 mil obras, o local hoje disponibiliza livros, periódicos e vídeos para alunos, professores e funcionários. A Universidade também possui um grande acervo digital, que já conta com cerca de 17 mil e-livros e cinco bases de dados digitais nacionais e internacionais.
Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor)
A Biblioteca surgiu junto com a Unifor, no ano de 1973. Entre 1980 e 1981, o acervo foi todo catalogado em fichas e os exemplares organizados manualmente de acordo com o sistema de Classificação de Organização Universal (CDU). Na época, o acesso direto aos livros não era disponível aos alunos. Os funcionários atendiam os interessados por um balcão, procurando e entregando o livro diretamente ao leitor. Em 1990, a Biblioteca passou por uma reforma física, removendo o balcão e ampliando o espaço para estudo, e por uma reforma organizacional, que se deu com a chegada do microcomputador na Universidade.
O sistema de organização do acervo iniciou sua automação também no ano de 1990. Quem conta essa história é a gerente da Biblioteca, Leonilha Lessa, que acompanhou de perto a transição. Inicialmente, o sistema funcionava de maneira local, apenas dentro da Biblioteca. Naquele ano, houve o trabalho interno de passar todas as fichas das obras para o computador. “Como algumas regras de autoria haviam mudado, as obras de múltiplos autores tiveram de ser padronizadas, pois antes todos os autores não eram citados, e se colocou até três autores da obra na classificação. Os catálogos, organizados por autor, título e assunto, foram utilizados sem problemas, permitindo a atualização do sistema”, lembra.
“Quando reabrimos, em 1991, não estávamos apenas com parte do acervo automatizado, mas sim todo ele. Na época, nós possuíamos cerca de 40 mil livros e todos estavam catalogados no computador. O que aconteceu na década seguinte no Brasil foi a automação das bibliotecas das universidades. A maioria delas possuía, e ainda possui, campi descentralizados, o que prolongou esse processo no resto do país”, explica Leonilha.
A partir do ano 1996, após a chegada da internet, o sistema de microcomputador mudou para o sistema interno e integrado com os outros serviços da própria Unifor. A renovação de livros também foi disponibilizada online. Hoje em dia, 94% das renovações de empréstimos são realizados pela internet, assim como a reserva de livros.
Alguns serviços da Biblioteca também estão disponíveis para ex-alunos, como a consulta local ao acervo e as obras digitais. Essa iniciativa faz parte do programa de incentivo à reaproximação dos antigos estudantes.
Era Digital
A era digital também trouxe novas modificações para a Biblioteca Unifor: os e-livros. Os últimos cinco anos foram de grande investimento na aquisição de obras digitais, resultando no atual acervo com mais de 17 mil e-books. Entretanto, adquirir as obras não é o único passo importante na entrada dessas formas modernas de conhecimento. A Unifor busca também capacitar toda comunidade acadêmica no uso dessa nova tecnologia, que é totalmente diferente de uma pesquisa simples na internet.
“O que nós vivemos hoje é essa mudança do mundo. Temos duas bibliotecas: uma física e uma digital. Nós temos que gerenciar com qualidade essa nova biblioteca. Do mesmo jeito que eu preciso ter meu acervo físico organizado na estante, eu tenho que ter funcionários preparados para orientar como usar os conteúdos digitais. Aqui nós vivemos em dois mundos paralelos e temos muita motivação. Somos um grupo de profissionais altamente ‘antenados’. A Biblioteca está presente em quase todos os setores da Instituição, aqui é o coração da Universidade, porque tudo tem a ver com biblioteca. Onde tem informação, tem biblioteca”, afirma Leonilha.
Serviço
Biblioteca Central da Unifor
Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 7h às 21h55; e sábados, de 7h30 às 16h25
Aberta para alunos, ex-alunos, professores e funcionários
Biblioteca Digital
Acesso por meio do Unifor Online
Mais informações: 3477-3162 e Unifor Biblioteca
Transcrito de G1 - 19/04/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário