O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa terça-feira, 19, por meio do programa de rádio "A Voz do Brasil”, a criação de mais 176 novas vagas em cursos de Medicina para universidades federais. O campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) será contemplado com 56 vagas por ano. O curso está em processo de implantação no município e deve iniciar definitivamente em 2016.
“Esse curso vai acontecer, não tem mais volta”, afirmou o diretor do campus da UFT em Araguaína, Luís Eduardo Bovolato. De acordo com ele, ainda será realizado um concurso para preenchimento de vagas para o cargo de professor e técnico administrativo, após autorização do Ministério do Planejamento e do MEC para fazer esse processo seletivo.
“A Voz do Brasil” explicou que as novas vagas fazem parte do Programa Mais Médicos e atendem aos Estados de Alagoas, Tocantins e Santa Catarina. Em entrevista, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, informou que levar os cursos de Medicina para o interior do País é uma prioridade do programa para reduzir as desigualdades regionais em relação a oferta de médicos.
“Pela primeira a proporção de vagas ofertadas em municípios do interior superou as vagas ofertadas nas capitais. A nossa expectativa é de que nos próximos anos o número de vagas ofertadas em municípios do interior supere 16.500 vagas”, comemorou Marta.
Conforme o MEC, em 2015 foram criadas quase 630 novas vagas em cursos de Medicina pelo Mais Médicos. A meta para este ano é abrir mais 1.300.
Visita
Em abril, representantes do Ministério da Educação visitaram as instalações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Araguaína, que serão utilizadas para estágio supervisionado durante o curso. O encontro fez parte do processo que avalia o que está no projeto pedagógico com a realidade no município, para implantação do curso nas universidades federais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário