Dossiê – “Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio”
As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: conhecimentos de literatura – OCEM – publicadas pelo MEC, em 2006, constituem um divisor de águas em relação ao ensino de literatura na escola média brasileira, quando consideramos o tratamento dispensado à literatura e seu ensino pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (BRASIL, 1999) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais Complementares – PCN+ (BRASIL, 2002). De um modo geral, podemos dizer que esse documento se traduz como um acolhimento, na esfera oficial, dos saberes dos campos do letramento literário e da didática da literatura, representando a institucionalização dos conhecimentos advindos dessas áreas de investigação. As Orientações dialogam com uma longa e respeitada tradição no que concerne aos estudos literários e, como diz Gabriela Rodella de Oliveira (2013, p. 74), vieram para “resolver as diferenças presentes nos vários discursos enunciados pelo governo” em seus mais variados documentos que tratam da literatura e seu ensino na educação básica brasileira.
Apesar disso, embora já completando uma década de existência, as OCEM parecem ainda não obter a mesma influência que os PCNEM e os PCN+ exercem sobre o discurso e a prática de professores e pesquisadores quando o assunto é a literatura e seu ensino na escola média pública brasileira. Partindo dessa premissa, o presente dossiê tem como meta reunir trabalhos de pesquisadores que tenham como objetivo discutir as OCEM e sua relação com o ensino de literatura na escola básica, sua recepção, seu impacto sobre o ensino de literatura, sua atualidade, sua coerência, seu potencial, sua presença como objeto de reflexão nos cursos de licenciatura ou como norteadores de propostas curriculares na rede pública de ensino. São essas questões e outras congêneres que norteiam este dossiê, composto ainda por entrevistas já realizadas com consultoras das Orientações e seus pontos de vista sobre o documento.
Prazo para envio dos trabalhos: 30 de julho de 2015.
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