Iniciativa "Lendo é que se faz" propõe ampliar o diálogo entre jovens e crianças, destacando a importância do bioma da caatinga.
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolverá ações de incentivo à leitura e inclusão produtiva por meio do projeto “Lendo é que se faz”. O projeto, em parceria com as Secretarias Municipais da Agricultura, da Educação (Seduc) e da Ciência e Tecnologia de Campina Grande (PB), irá contemplar inicialmente dez escolas municipais e iniciará suas ações em março de 2015.
Ações do projeto também serão desenvolvidas na Biblioteca do Insa |
A responsável pela Biblioteca do Insa e Coordenadora do projeto, Cláudia Mara B. Ribeiro, destaca a importância do “Lendo é que se faz”. “Através do projeto e utilizando a leitura simples e acessível como forma de popularizar a ciência, vamos propor e instigar o conhecimento em crianças e jovens”, ressalta.
O projeto contribuirá para a inclusão social, cultural da sociedade e contará com diversas atividades como, por exemplo, aulas de campo, palestras, oficinas, clube de leitura, rodas de intercâmbio, entre outros. A meta é atuar em escolas, comunidades e assentamentos com uso da minibiblioteca como ferramenta de apoio didático-pedagógico.
As escolas selecionadas localizam-se no entorno da sede do Insa, em Campina Grande (PB), e já sediaram outro projeto do Instituto: Ensaio Ambiental. Esta iniciativa de educação ambiental contextualizada auxiliou na implantação da coleta seletiva nestes colégios e foi idealizada pelo Técnico em Agropecuária, Paulo Luciano da Silva Santos que também coordena o projeto “Lendo é que se faz”. As dez escolas totalizam cerca de 3.500 alunos.
Chamada Pública
Em 2014, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do projeto Minibibliotecas, abriu a chamada pública para seleção de projetos de estímulo a leitura e inclusão produtiva. Esta chamada premiaria 25 instituições de todo o semiárido brasileiro com um Kit de publicações para auxiliar a execução destes projetos.
Dentre tantas instituições participantes, o Insa ficou em primeiro lugar e receberá o acervo contendo um kit expositor, livros ilustrados e escritos em linguagem acessível, cartilhas, vídeos e CDs produzidos pela Embrapa. O material contém informações tecnológicas e conhecimentos gerados pela pesquisa sobre práticas agrícolas sustentáveis, meio ambiente, segurança alimentar e agroindústria familiar.
O acervo é formado por 120 títulos de publicações impressas, 80 reportagens do programa Dia de Campo na TV e 160 áudios do programa radiofônico Prosa Rural, produzidos semanalmente pela Embrapa.
Minibibliotecas
O projeto Minibibliotecas é uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em conjunto aos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). Surgido em 2003, o projeto visa levar informações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural, por meio de cartilhas ilustradas e em linguagem simples e uso de audiovisuais, como vídeos e áudios.
Visando atender escolas rurais, Institutos Federais de Educação, secretarias municipais e organizações sociais sem fins lucrativos dos municípios que compõem 14 territórios da cidadania atendidos pelas ações do Plano “Brasil sem Miséria”, a iniciativa abrange os nove estados nordestinos e Minas Gerais.
Os territórios contemplados com o projeto são: Irecê (BA), Velho Chico (BA), Alto Sertão (SE), Agreste (AL), Sertão do Araripe (PE), Borborema (PB), Alto Oeste (RN), Inhamuns Crateús (CE), Cariri (CE), Vale do Guaribas (PI), Baixo Parnaíba (MA), Cocais (MA), Serra Geral (Janaúba, MG), além do município de Campo Formoso que faz parte do território Piemonte Norte do Itapicuru (BA).
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