sábado, 7 de março de 2015

Assinado termo que garante funcionamento da Biblioteca Pública de Taguatinga

Com assinatura do convênio entre administração e secretarias de Cultura e Educação, fica garantida a permanência de projetos realizados pelo local.

A Administração Regional de Taguatinga e as secretarias de Cultura e Educação assinaram o termo de cooperação mútua que garante o funcionamento da Biblioteca Pública Machado de Assis, em Taguatinga. 

Com a assinatura do convênio, fica garantida a execução e permanência de projetos realizados pelo local, como oficinas quinzenais de artesanato para a comunidade e cursos de encadernação e restauração de livros, que recebem alunos de todo o Distrito Federal. 

O local ainda oferece um Telecentro com acesso livre à internet para a comunidade, visitações mensais de escolas agendadas e uma Videoteca, onde os usuários podem levar um filme e conhecer o livro em que foi baseada a obra.

Acervo - A biblioteca, que recebe mais de 500 pessoas por dia, possui um acervo com mais de 50 mil livros e, para ampliar o acesso ao local, criou quatro espaços da Machado de Assis nas Unidades de Atendimento em Meio Aberto (UAMAs), sendo duas em São Sebastião, uma em Samambaia e outra em Taguatinga. 

O projeto, Livro Livre, leva aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas o acesso à educação e à cultura, por meio dos serviços e acervo da Biblioteca Pública de Taguatinga, que foram disponibilizados em estantes de caixotes criadas pelos próprios adolescentes. 

História - A Biblioteca Machado de Assis existe há mais de 30 anos e nasceu no subsolo da administração regional da cidade. Porém, devido a uma enchente que inundou o local, ela foi desativada e construída onde era o antigo galpão de marcenaria da Escola Industrial de Taguatinga (EIT), onde está localizada hoje. 

Outros benefícios - Na ocasião, também ficou acertada a assinatura de termo em que a administração regional cede espaço para o Conselho de Cultura de Taguatinga e para a Academia Taguatinguense de Letras (ATL).

Nenhum comentário: