Antonio Carlos Ribeiro
Lia Testa é o nome artístico e literário de Eliane Cristina Testa, Professora de Literatura do Colegiado de Letras, que após anos licenciada para o Doutorado, volta a ministrar cursos no Câmpus de Araguaína, na Universidade Federal do Tocantins.
A obra guizos da carne: pelos decibéis do corpo, já lançada e divulgada pelo Blog Leituras mil, foi re-lançada na sexta-feira, dia 6 de março, às 19h30, no hall de entrada do bloco IV/Reitoria, Câmpus de Palmas, em evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), através do projeto Café Literário.
Profª Drª Lia Testa, autora de ‘Guizos na Carne’ |
O livro de Lia Testa toca no sensível tema da eroticidade, com a autora nos guiando pelos caminhos da poesia, na qual usa a metáfora com requinte, vivacidade e beleza. A qualidade poética do texto e a estética da diagramação dá conta do cuidado com a apresentação do texto. Ora alinhado à direita da página, ora à esquerda, ora em forma de seta apontando para baixo, ora dividido em estrofes, ora estreito e ora com as linhas com espacejamento e alinhamento irregular. O que Lia mostra é que sua poesia não é balizada por cânones, nem obedece a padrões clássicos, como os parâmetros da gramática e sintaxe.
A poesia erótica da literata se rebela também contra o uso exato, preciso e circunscrito à norma culta da língua, mas entrega-se à uma construção que se concentra nas figuras de linguagem, abusa dos cacófatos, junta e separa palavras na trama rebelde do texto que não se deixa controlar, movidas sempre aos sussurros e explorando os sentidos e acepções das palavras, repetindo inícios de estrofes e rimando com os fins das frases.
A seleção de vocábulos e verbos, afasta-os dos sentidos aceitos ou estabelece rupturas. A ausência de pontuação aumenta a criatividade da poeta, que escolhe os sentidos com os quais brincar, as imagens às quais desencantar, com a composição das palavras destacadas em maiúsculas, o uso de língua estrangeira em meio à vernácula, sempre com leveza, estética e linguagem erótica. Até as manchas em forma de gotas ao alto compõem a imagem e indicam a perspectiva equilibrada entre palavra e a página. Ao que parece, compreendeu a expressão de Mallarmé, ‘que não se faz poesia com ideias’. Abusa das palavras, coloca-as a seu serviço, explora-lhes a composição, o sentido e sua subversão.
A qualidade poética de guizos da carne é destacada no prefácio escrito por Eliana Yunes, intelectual de influências diversificadas, que estudou nas universidades de Málaga (Espanha), PUC-Rio, Köln (Alemanha), no Centre National de la Recherche Scientifique (França), e criou o Programa Nacional de Leitura (Proler) quando foi vice-diretora da Biblioteca Nacional, e atua como assessora do Centro Regional para el Fomento del Libro em America Latina y el Caribe (Cerlalc/UNESCO), professora do Departamento de Letras e pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura/Instituto Interdisciplinar de Leitura (PUC-Rio), referência no campo da Leitura.
Perfil biobibliográfico
Lia Testa é Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2002) e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2015). Atua como professora de Literatura Portuguesa e História da Arte do Curso de Letras, onde coordena o GT de Cultura. Escritora com trabalhos poéticos premiados em concursos nacionais e internacionais, participa da antologia poética Inquietações; do livro Leitura de textos de autores tocantinenses e colabora com Revista EntreLetras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFT). Artista visual, ilustradora de publicações, participou da Antologia Mundial Imagining Ourselves (2006), do XII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, na China e na Tailândia e de exposições e mostras de arte no Paraná, Goiás, Brasília e Tocantins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário