segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Apenas Uma Vez

Antonio Carlos Ribeiro

O filme Apenas Uma Vez (Once) (Dir. John Carney, com Glen Hansard, Markéta Irglová, Marcella Plunkett. Drama, Musical, 2006. Irlanda) mostra uma história tocante – sobre a experiência de gravar um disco e viver um romance – num filme gravado com duas Handcams, a paixão pela música e entre os atores Glen e Markéta – e ainda ganhar um Oscar.

O set é todo improvisado, as imagens mostram irlandeses comuns e uma imigrante tcheca de 17 anos que vende flores e faz faxina para sustentar a filha, mas toca piano. Ele é um músico que precisa acreditar no talento, já que tem um violão danificado com o qual canta na rua, e depois volta para a casa do pai, a quem ajuda a consertar eletrodomésticos.

Dessas situações cotidianas que fazem duas pessoas se encontrarem, descobrirem a paixão pela música, partilhar um cotidiano de luta pela vida e viverem uma experiência inesquecível. Além disso, vivem uma história de amor a partir das 10 canções de John Carney, compostas e gravadas, a partir das quais é escrito o roteiro do filme.

Esse conjunto tem como pano de fundo a cidade de Dublin, na Irlanda, e o restante só pode ser creditado ao fundo de realidade, à qualidade musical e à conjunção de dois elementos: é profundamente simples e autêntico. É uma história de amor embalada pelas músicas românticas.

Apenas uma Vez se tornou projeto em 2005, durante um concerto do The Frames em Dublin, quando John Carney propôs a Glen Hansard compor algumas canções e montar o roteiro a partir delas. Após vários encontros entre os dois surgiram 10 músicas inéditas e o argumento do filme. As filmagens duraram apenas 17 dias, fazendo o filme parecer um documentário, inclusive por ter custado apenas 150 mil dólares.

Além de toda emoção, paixão e ousadia de quem sabe o talento que tem, mesmo enfrentando dificuldades, o filme passou a ganhar prêmios como o Oscar de Melhor Canção Original, por Falling Slowly, o 'Independent Spirit Awards' de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio do Público do Sundance Film Festival, além de receber indicações nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ao prêmio Grammy.

Segue o trailer do filme:

Para ver a apresentação no Studio I clique aqui:

Para ver o filme completo, clique no botão abaixo:



Nenhum comentário: