terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Chamada para Publicação de Literatura Infantil e Juvenil

CHAMADA PARA CADERNO SEMINAL DIGITAL
QUALIS B2

Submissão de trabalhos até o dia 30 de dezembro de 2014

O Caderno Seminal Digital, Qualis B2 na classificação atualizada do Portal de Periódicos da CAPES, receberá, até o dia 30 de dezembro de 2014, submissões para o nº 23 (jan.-jun./2015), cujo tema central será Literaturas Infantil e Juvenil em debate, sob organização dos Professores Doutores
Flavio García (UERJ) e Regina Silva Michelli Perim (UERJ).

Caderno Seminal Digital nº 23 (jan.-jun./2015)
Literaturas Infantil e Juvenil em debate

Envio de submissões pelo SEER

Prazo limite até 30 de dezembro de 2014.

Acesse o seguinte link para maiores informações:
  
Nestes nossos tempos de internet sempre à mão, quando se quer alguma informação sobre algo que não se sabe, o que logo se faz é recorrer aos sites de pesquisa e, invariavelmente, entre as primeiras linhas de respostas estão os links de acesso às “pédias” de ordem variada. A seguir, reproduzem-se, costurados entre si, fragmentos advindos de uma dessas “pédias” e que se supõem definir tanto a essencial das literaturas infantil e juvenil, quanto, por extensão, aspectos correlacionados à formação de leitores, tendo em vista à faixa etária dos públicos a que se destinariam tais expressões literárias. Para este nº 23 do Caderno Seminal Digital (jan.-jun./2015), o que se pretende é o debate em torno de certos aspectos presentes nos fragmentos abaixo, refletindo tanto acerca das propriedades dessas literaturas, quanto da formação do público leitor, bem como das implicações entre uma e outra questão.

A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. Quase toda obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam:

- ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras,
crimes hediondos e drogas, por exemplo;
- são relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
- presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc);
- escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara;
- são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais;
- possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições;
- crianças são os principais personagens da história;
- em geral, possuem um final feliz.

A literatura juvenil é um ramo da literatura dedicada a leitores entre dez a quinze anos de idade.
Fatos comuns a obras literárias juvenis em geral incluem:
- geralmente, apresentam temas de interesse ao jovem adolescente, muitas vezes controversos,
como sexo, violência, drogas, relacionamentos amorosos, etc.;
- personagens, especialmente protagonistas, da mesma faixa etária dos leitores;
- podem possuir imagens e fotos, mas não necessariamente; são basicamente constituídas de texto;
- obras literárias juvenis geralmente apresentam um número maior de páginas,
podendo alcançar 200 a 300 páginas em vários casos.

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