A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, de Cascavel, já recebeu este ano, mais de 48 mil pessoas, superando o volume registrado ao longo de todo o ano passado, que esteve em torno de 40 mil pessoas. São visitantes de todas as faixas etárias, com ênfase para os estudantes, professores, trabalhadores das diversas áreas, pesquisadores e acadêmicos, todos em busca de alguma informação e conhecimento, que podem ser encontrados nas mais de 40 mil obras disponíveis no acervo.
As visitas diárias movimentam a rotina dos colaboradores do espaço, que se empenham nas atividades realizadas pela Biblioteca, incluindo os projetos de extensão, levando lazer, cultura e entretenimento para as diversas regiões e eventos da cidade.
Um desses projetos é o Ônibus Biblioteca, pelo qual os monitores da Secretaria de Cultural oferecem suporte às crianças, com a realização de pintura em cavaletes, lápis de cor e giz de cera, leitura e contação de histórias, tudo regado a muita diversão. “Trabalhamos com o objetivo de incentivar e despertar o gosto pela leitura”, sintetiza a coordenadora dos projetos de extensão Vanesa Moraes.
Um dado interessante é que os meses de maior movimentação normalmente são os de janeiro e julho, períodos de férias escolares, quando são realizadas diversas atividades como oficinas de teatro, música, artes circenses, origami, confecção de livros, leitura, dentre outras dinâmicas, dentro da programação do “Férias com Leitura”. Este projeto é desenvolvido também na sucursal da Biblioteca, localizada na avenida principal do bairro Cascavel Velho.
EM ALTA
Este ano, a equipe da Biblioteca participou ou promoveu de mais de uma dezena de atividades e eventos, como o Dia Internacional da Mulher, Dia Nacional do Livro Infantil, Semana do Meio Ambiente, Canto da Poesia, Feira do Livro, desfile de Sete de Setembro e festividades do Dia da Criança.
Também foram recepcionados grupos de alunos de 30 escolas da cidade, enquanto que a peça teatral Reciclei e Recicléo, que estimula práticas conservacionistas, foi levado a uma dezena de estabelecimentos. Outra atividade constante na Biblioteca é a abertura de espaço para o lançamento de obras literárias de autores cascavelenses.
A Sala Verde, situada na entrada pela Rua Paraná, é palco anualmente de diversas exposições de arte ao longo do ano, incluindo obras da Academia Cascavelense de Letras, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e de artistas que se cadastram previamente.
Para a bibliotecária Hebe Negrão de Jimenez as estatísticas de certa forma desmentem a visão de que o hábito de ler esteja absolutamente em baixa, como decorrência da leitura digital em computadores, tablets e celulares. “Muitos candidatos a concursos públicos, por exemplo, não abrem mão do manuseio de livros técnicos”, lembra, acrescentando que “na infância é preciso lançar mão da criatividade para conquistar os futuros leitores”. As salas de estudos e leitura de periódicos da Biblioteca recebem diariamente mais de uma centena de jovens e adultos.
50 ANOS
A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos completará, em novembro, 50 anos de existência. Ela foi criada através da Lei nº 309, de 10 de novembro de 1964, com o objetivo de “dotar os habitantes do município dos meios necessários ao aprimoramento da cultura, tornando-a acessível a todos os munícipes”.
No início da próxima semana, será anunciado um cronograma de atividades que marcarão as comemorações deste primeiro cinquentenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário