A impaciência da Emília. A sabedoria do Visconde de Sabugosa. A magia dos contos de fadas. Todo esse universo pode ser descoberto por uma viagem pelos livros infantis. O hábito de ler, cultivado desde a infância, também ajuda nos estudos e na formação de adultos leitores. Mas, muitas crianças não são estimuladas por falta de oportunidades.
No bairro Canindezinho, em Fortaleza, por exemplo, faltam bibliotecas. Para suprir essa necessidade, o professor de história João Teles, resolveu fazer um projeto voluntário para crianças. “Há mais de 18 anos trabalho com incentivo à leitura. Trabalho com jornal, radio escola, literatura de cordel, revistas, livros didáticos e paradidáticos, estimulando os alunos a lerem, uma vez que descobri que eles tinham e têm uma grande dificuldade em compreender, analisar e interpretar textos”.
A Confraria de Leitura reúne alunos uma vez por semana. João Teles explica qual o perfil dos meninos e meninas que frequentam o projeto. “Os alunos têm entre 8 e 12 anos de idade, são de regiões muito carentes, como nos bairros Planalto Vitória e no Canindezinho, onde não existem bibliotecas eo contato dos alunos com os livros é muito rudimentar e, permitimos que eles tenham contatos com os livros uma vez por semana, promovendo o encontro dos alunos com as obras literárias”.
O trabalho é totalmente voluntário e recebe o apoio apenas das escolas onde o professor trabalha. Para doações de livros, o telefone é (85) 8586-3910.
Transcrito de http://tribunadoceara.uol.com.br/audios/tribuna-band-news-fm/professor-cria-projeto-voluntario-que-leva-leitura-para-criancas-carentes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário