terça-feira, 7 de outubro de 2014

Seminário: Cidadania e Cultura na época da Ditadura

SEMINÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL
CIDADANIA E CULTURA NA  ÉPOCA DA DITADURA
50 ANOS DEPOIS DO GOLPE DE 1964

Ao longo deste ano de 2014 vários eventos ocorreram em todo o Brasil com a finalidade de repensar os 50 anos do fatídico golpe civil-militar desfechado no dia 31 de março de 1964. Durante os 21 anos de ditadura militar (1964-1985), houve revisão nas legislações, a fim de tornar legítimas as ações coercitivas dos governos militares, e os direitos civis e políticos foram significativamente restringidos. Se por um lado, o governo militar agiu no sentido de calar o “coro dos descontentes”, por outro, a oposição ao regime foi bastante ferrenha. Por meio de passeatas, protestos, ações parlamentares, denúncias na imprensa e guerrilhas (urbanas e rurais), muitos brasileiros engajaram-se na luta contra a ditadura. Quando falamos da história do Brasil entre os anos 60 e 80, contudo, não podemos nos esquecer da importância das manifestações culturais, pois esse período foi bastante produtivo no campo artístico (musical, cinematográfico, dramatúrgico, literário, etc).
                                                                  

Tendo em vista essa perspectiva, o Curso de História do Campus da UFT de Araguaína, em parceria com o Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para Educação no Tocantins - UFT/CNPq, irá realizar um evento, nos dias 07 e 17 de novembro e 03 de dezembro de 2014, intitulado Cidadania e Cultura na  Época da Ditadura: 50 anos depois do golpe de 1964,  com a finalidade de debater a repressão e a oposição política  nos tempos da ditadura, bem como para lembrar as produções que foram realizadas no campo cultural, as quais, ainda hoje, são prestigiadas e servem como referência para as novas gerações de artistas no âmbito nacional e internacional.
Aos refletirmos sobre as duas décadas de ditadura militar no Brasil, queremos ainda tratar das interpretações sobre as experiências e as expectativas possíveis no passado, e ressaltar a importância de realizar uma gestão da memória para que possamos construir um futuro melhor para toda a sociedade brasileira. Afinal, aprendemos com as experiências. São elas que nos servem de parâmetro para o melhoramento da vida individual e coletiva. Ao abordarmos as restrições à cidadania e as reações da sociedade civil durante a ditadura, nossa expectativa é que essas leituras da história sirvam para que possamos valorizar ainda mais a importância de se viver em um Estado democrático de direito.
As inscrições para o evento são gratuitas e serão realizadas, no período matutino e noturno, no dia 06 de novembro no corredor do Bloco C.

Martha Victor Vieira
Professora do Curso de História da UFT do Campus de Araguaína-TO 

Nenhum comentário: